Jornal Correio Braziliense

Cidades

Trânsito é lento na BR-020 e BR-040 na manhã desta quinta-feira

A quinta-feira (27/01) amanhece com trânsito bom na maioria das vias internas e também naquela que dão acesso ao Distrito Federal. Mesmo assim, o motorista precisa ter paciência em alguns pontos da cidade, principalmente na BR-040 onde dois acidentes foram registrados.

A Central Integrada de Atendimento e Despacho (Ciade) da Polícia Militar informou que um carro capotou na altura do Km 4 da BR-040, sentido Goiânia-Brasília. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a vítima está consciente e não sofreu ferimentos graves. Um recapeamento da pista logo mais a frente também atrapalha o motorista que precisa pegar essa via.

Na BR-020 e DF-150, entre o balão do Colorado e a ponte sobre o ribeirão do Torto, o fluxo de veículos é muito intenso e chega a ficar parado em diversos pontos. Os condutores que saem do Paranoá, Sobradinho e Planaltina por essa estrada vão precisar de paciência. Um agravante é o caminhão que está parado na via, desde a manhã de quarta-feira (26/01), e ainda não foi rebocado por falta de guincho. Como não há acostamento no trecho, a faixa da direita está ainda mais congestionada.

No restante das vias não há muitos registros de lentidões fora do comum. Na descida do Riacho Fundo I pela Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB) dois semáforos e uma obra em um viaduto em frente ao Núcleo Bandeirante retém o trânsito. Somente após o viaduto da Candangolândia é possível atingir velocidade média de 70km/h.

Na Estrutural os motoristas atingem a velocidade da via na pista Norte e Sul, até chegar ao viaduto Ayrton Senna. Já quem vai ao Plano Piloto pela Estrada Parque Taguatinga (EPTG) vai encontrar lentidão no local em que a via muda para a Estrada Parque Indústrias Gráficas (EPIG), próximo a Octogonal. O acúmulo de veículos no trecho e alguns semáforos no caminho atrapalham a vida dos motoristas. Somente após a entrada do Parque da Cidade, em frente ao Sudoeste, o trânsito volta a fluir tranquilamente.

Nas demais estradas federais, como as BR-060 e 070, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que não há registro de retenções ou acidentes até o momento. O tempo está bom e claro, o que ajuda na segurança dos condutores que, mesmo assim, precisam respeitar a sinalização e manter uma distância segura para o carro da frente.