Cerca de 300 professores participam, nesta manhã de segunda-feira (24/1), de um ato contra a decisão da Secretaria de Educação de desconvocar os 1545 servidores aprovados no concurso de setembro de 2010, que tinham sido chamados para assumir vagas no órgão. O protesto foi convocado pelo Sindicato dos Professores do Distrito Federal (Sinpro-DF) e acontece desde às 11h em frente ao Palácio do Buriti.
De acordo com a supervisora da imprensa do Sinpro-DF, Rosilene Correia, por volta das 12h, integrantes do Sindicato e da Comissão de Aprovados no Concurso Público foram convocados para uma reunião com o secretário de Governo, Paulo Tadeu. O objetivo é conseguir um posicionamento em relação aos professores que foram desconvocados pela secretaria.
A Secretaria de Educação se manifestou, por meio de uma carta oficial, informando que a suspensão do aviso de convocação dos professores aconteceu devido à necessidade de compatibilizar as demandas do órgão com as atuais possibilidades orçamentárias e financeiras do Governo do Distrito Federal (GDF). A secretária Regina Vinhaes ainda declarou, no documento, que apenas na próxima semana serão divulgadas novidades sobre o assunto, depois da realização de um estudo sobre o orçamento.
Trânsito
A manifestação dos professores ocupou todas as faixas do Eixo Monumental. A polícia Rodoviária está desviando o Trânsito para o Tribunal de Contas do DF. A fila de carros, no momento chega até a rodoviária do Plano Piloto.