O sonho de ingressar em uma faculdade de biologia será adiado para a estudante Andressa Areal, 19 anos. Sem condições de arcar com a mensalidade do curso, ela contava com a abertura do período de inscrições para a seleção do programa Bolsa Universitária, das secretarias de Ciência e Tecnologia e de Educação do Distrito Federal e da Fundação de Apoio à Pesquisa (FAP). A divulgação do edital, no entanto, foi suspensa, e não há previsão de quando o processo seletivo será retomado. ;Isso vai complicar a minha vida e a de muita gente, esperava o edital desde o fim do ano passado;, comenta a jovem. Ela pretendia seguir os passos da mãe, Alessandra Bites, que, aos 39 anos, tem o privilégio de cursar uma faculdade de direito como bolsista do programa distrital. ;Estou tentando algumas bolsas de 50% e 75%, mas ainda continua pesado;, completa Andressa.
Segundo o secretário de Ciência e Tecnologia do DF, Gastão José de Oliveira Ramos, o Bolsa Universitária será reavaliado. ;Estamos assumindo agora e vamos avaliar o que está acontecendo, quantos alunos estão terminando o curso e quanto se pode conseguir a mais. No momento, não vamos abrir novas matrículas;, informa. Ramos assegura, porém, que o convênio será mantido e voltará ao normal em breve, já que é amparado por lei distrital.
Para não causar prejuízo a quem já participa do programa, a secretaria anunciou que vai renovar a matrícula dos bolsistas nas faculdades conveniadas. Nos dias 28 e 31 próximos, os estudantes devem se dirigir, no horário estabelecido (veja quadro), ao auditório da Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação, na 907 Sul, munidos de documento de identidade original, CPF e caneta. O bolsista que teve três faltas por mês nas atividades de contrapartida sem justificativa ou foi reprovado em duas ou mais disciplinas no semestre perderá o benefício, conforme previsto na Lei Complementar n; 770, de 15 de julho de 2008.
O programa
Lançado em 2008 pela Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect-DF), o Bolsa Universitária é um programa de concessão de bolsas de estudo direcionado a estudantes sem condições de custear sua formação superior. Atualmente, são oferecidas 1,5 mil bolsas integrais em 33 instituições particulares de ensino. Em troca do benefício, os estudantes ligados ao programa têm como obrigação participar de atividades de estágio de 20 horas semanais em órgãos do GDF, prioritariamente em escolas de educação integral.
Mãe de Andressa e de outros dois filhos, a estudante de direito Alessandra Bites trabalha como monitora para crianças do Centro de Ensino Fundamental 6 do Guará. ;Organizamos brincadeiras e incentivamos o aprendizado de português e matemática por meio de atividades lúdicas;, conta ela, que também assessora professores e ajuda nos laboratórios. Prestes a começar o quinto semestre da faculdade, Alessandra conta que sempre quis cursar direito, mas nunca teve oportunidade. ;Casei muito cedo, tive filhos logo e não tinha possibilidade de pagar um curso com o que ganhava. Ter a bolsa foi uma mudança de vida. Só de pensar em perdê-la dá vontade de chorar. Seria como parar no tempo.;
Novas perspectivas também surgiram na vida do morador de Planaltina Rafael Barbosa de Oliveira, 25 anos. Filho de uma diarista, ele conseguiu uma bolsa para o curso de pedagogia e hoje agradece a chance de ter a faculdade paga e ainda colocar em prática no estágio o que aprende em sala. ;É um sacrifício passar essas quatro horas diárias na escola porque atrapalha a busca por um trabalho remunerado, mas é gratificante ter contato com as crianças em atividades teatrais e de artes plásticas;, conta o rapaz, que dedica parte do dia aos alunos do Centro de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Fátima, em Planaltina. Ele se forma em junho de 2012 e torce para que o contrato com o GDF dure até lá.
Onde se matricular
Confira datas e horários para renovação de matrícula no Bolsa Universitária
Dia 28
9h: Universidade Católica de Brasília
11h: Faculdades Nossa Senhora de Fátima, Processus, Uneb, Unicerto, UniCeub, Facitec e Instituto Mauá
14h: Unip, Uniplan e Faculdade LS
15h30: Faculdades JK, Santa Terezinha, Iesplan, Dulcina e Facnet
Dia 31
9h: Upis, Fortium, Soebras, Faculdade Evangélica e Faculdade Águas Emendadas
11h: Iesb, Cenacap e UDF
14h: Aiec, Faciplac, Facibra e Projeção
15h30: Fajesu, Famatec, AD1, Unicesp e Iesa
Mais informações: ou (61) 3462-8864, 3462-8890, 3462-8885 e 3462-8895.