O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) liberou, preventivamente, por volta das 17h30, o trânsito na ponte Juscelino Kubitschek (JK), em ambos os sentidos. A via esteve interditada desde às 12h30 desta quinta-feira (20/1), quando o Corpo de Bombeiros constatou desníveis e oscilações anormais na estrutura. No entanto, apenas carros de passeio, com velocidade limitada a 40Km/h, podem trafegar no local, que ainda esta fechado para ônibus e caminhões. Por volta das 21h, a pista de sentido Lago Sul-Plano Piloto foi liberada pela Polícia Militar.
De acordo com o presidente da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), Maurício Canovas Segura, a Ponte JK deve passar por inspeções nas partes inferiores e superiores nas próximas 48 horas. Passado este período, a Novacap deverá decidir se autoriza ou não o tráfego de veículos pesados.
Contudo, ele fez questão de acalmar a população sobre a situação estrutural da ponte. "Os brasilienses podem ficar tranquilos, pois não há problemas com a estabilidade da terceira ponte, e nem tivemos registros de acidentes no local", afirmou em entrevista coletiva.
Após uma vistoria preliminar feita no início desta tarde por integrantes da Defesa Civil, da Novacap, do Corpo de Bombeiros, constatou-se que o desnível chegou a uma dilatação de 3 à 4 cm na ponte JK. Segundo o professor Guilherme Melo, do departamento de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade de Brasília (UnB), se trata de um desnível pequeno, mas que o ideal para os motoristas é de que se aproxime de zero.
As oscilações na ponte foram descobertas pelos Bombeiros após reclamações de motoristas e ciclistas, que perceberam movimentos na pista. Para o presidente da Novacap, a ponte deveria ter passado por manutenções regulares nos governos anteriores. Entretanto, não soube afirmar se houve alguma desde a inauguração da ponte, em dezembro de 2002.
Aternativas
O Detran recomenda que os motoristas busquem rotas alternativas como a ponte Costa e Silva, a das Garças ou ainda pelo Lago Norte. No último mês de dezembro, de acordo com o Detran, mais de 30 mil veículos trafegaram pela ponte por dia nos dois sentidos (Brasília/Lago Sul e Lago Sul/Brasília).
Memória
A Ponte JK foi inaugurada em 15 de novembro de 2002 e custou cerca de R$ 186 milhões - quase cinco vezes a estimativa inicial, de R$ 40 milhões. O projeto é do arquiteto Alexandre Chan e ganhou a medalha Gustav Lindenthal durante a 20; Conferência Internacional sobre Pontes, na cidade de Pittsburgh (EUA). A estrutura é de concreto e aço. A extensão é de 1,2 mil metros de comprimento e 24m de largura. Tem três faixas de rolamento em cada sentido da via e três arcos de quase 40 metros de altura. A obra durou dois anos.