A Polícia Civil prendeu na tarde desta terça-feira (18/1) um homem de 51 anos acusado de pedofilia, em uma região de chácaras no Riacho Fundo. A prisão aconteceu às 17h. De acordo com o delegado-chefe da 19; Delegacia de Polícia (Setor P Norte), Neto Tavares, o autor é acusado de estuprar uma menina de 11 anos na 411 Norte, no dia 24 de janeiro de 2006. Na época, o caso foi registrado pela 2; Delegacia de Polícia (Asa Norte) e investigado pela Delegacia de Proteção a Criança e Adolescentes (DPCA).
Segundo o delegado, a polícia chegou até Altir Correia Gonçalves após um outro homem, José Geraldo de 41 anos, registrar uma ocorrência na delegacia em dezembro de 2010. José afirmou que Altir estaria o ameaçando de morte depois de um desentendimento.
Depois do registro, a 19; DP identificou que Altir, vulgo Mineirinho, estava foragido desde 2006, época do crime, e que havia um mandado de prisão preventiva contra ele expedido pela 7; Vara Criminal de Brasília. De acordo com Neto Tavares, para localizar o autor, os policiais utilizaram o sistema de inteligência da Polícia Civil.
Altir Gonçalves vai responder pelo estupro, que na época era identificado como crime de atentado ao pudor, e pode pegar uma pena que varia de seis a dez anos de reclusão. E ainda pela ameaça, com pena prevista em um ou seis meses de detenção. Segundo o delegado-chefe, como o homem já tinha outras passagens pelo mesmo crime em Minas Gerais e Goiás, as policiais desses estados também serão acionadas.