Os brasilienses sensibilizados em ajudar as vítimas da tragédia na região serrana do Rio de Janeiro contam com novas opções para o envio de donativos. Até o dia 30 de janeiro, todas as delegacias de Polícia Civil receberão mantimentos para enviar ao estado. A Legião da Boa Vontade (LBV) de Brasília, também montou um posto em sua sede - localizada na SGAS 915, lotes 75/76 - para colher doações. Além disso, a comoção em torno das vítimas deu espaço para iniciativas populares.
Um grupo de moradores da 409 Sul criou o próprio posto de arrecadação, na prefeitura da quadra. Um dos idealizadores, Diogo Heleno, já comemora os resultados. "No começo, nós saímos de apartamento em apartamento pedindo doações, de acordo com o que recomendou a Cruz Vermelha. Agora, o espaço cedido pela prefeitura da quadra já está praticamente lotado, e os donativos partem para o Rio amanhã (19/1)", informa Diogo.
Além de receber doações de água, colchões, alimentos não-perecíveis e artigos de higiene pessoal, a LBV criou uma conta corrente específica para contribuições em dinheiro. No Bradesco a conta foi aberta na Agência 0292-5 - Conta: 92830-5. No Banco do Brasil o depósito deve ser feito para a Agência 3344-8 - Conta: 205010-2.
Aqueles que quiserem fazer doações em dinheiro podem depositar qualquer quantia nas contas cadastradas. A conta-corrente da Caixa está em nome da Defesa Civil do Rio de Janeiro, número 2011-0, agência 0199. É necessário digitar 006 no código da operação. No Bradesco, o Fundo Estadual da Assistência Social recebe depósitos na conta-corrente de número 2011-7, agência 6570-6.