A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) iniciou a coleta de doações pelas vítimas das chuvas no Rio de Janeiro a partir desta segunda-feira (17/1). Aos brasilienses dispostos a participar da campanha, basta procurar qualquer unidade da PMDF, um Posto Comunitário de Segurança ou a sede da Companhia de Polícia Rodoviária (CPRv), na Rodoviária do Plano Piloto.
Os policiais priorizam a doação de alimentos não-perecíveis, como biscoitos, arroz e feijão; água mineral; materiais de higiene e produtos de limpeza. Objetos como roupas e calçados estão fora da lista de donativos, pois a PM não tem como fazer a triagem adequada.
Outra alternativa de auxílio as vítimas no Rio é a parceria da Cruz Vermelha com o Corpo de Bombeiros. Na sede da organização em Brasília (715 norte), em quatro quarteis (Asa Sul, Asa Norte, Vila Planalto e Taguatinga Centro) e na sorveteria Palazzo (706/707 Norte), a campanha já arrecadou mais de cinco toneladas em alimentos, e seis mil litros de água, segundo o responsável pela coleta, tenente-coronel Paulo José Barbosa.
Doações em dinheiro
Aqueles que quiserem contribuir em dinheiro podem depositar qualquer quantia nas seguintes contas:
Defesa Civil do Rio de Janeiro
Caixa Econômica Federal
Agência: 0199
Conta-corrente: 2011-0
Operação: 006
CNBB/Cáritas Brasileira
Caixa Econômica Federal
Agência: 1041
Conta-corrente: 1490-8
Operação: 003
Banco do Brasil
Agência: 3475-4
Conta-corrente: 32.000-5
Prefeitura de Teresópolis
Banco do Brasil
Agência: 0741-2
Conta-corrente: 100.000-9