Jornal Correio Braziliense

Cidades

Comitê de Crise visita Farmácia Central e encontra problemas de armazenagem

O Comitê de Crise da Saúde do Distrito Federal fez uma visita à Farmácia Central no Setor de Indústrias e Abastecimento (SIA) na manhã desta quinta-feira (13/1). Por volta das 10h, o governador Agnelo Queiroz chegou acompanhado do vice Tadeu Filippelli (PMDB) e do secretário de Saúde, Rafael Barbosa. Essa é mais uma etapa da meta que o governador tem de ir a todos os hospitais públicos do DF para avaliar a situação das unidades.

Durante a visita, a equipe fez uma inspeção nos locais onde são guardados os medicamentos e constatou alguns erros. A temperatura de armazenamento, por exemplo, está fora do padrão, e há muitos remédios que ficam em vias de circulação. Além disso, a câmara fria tem apenas 7 m;, quando o e correto seria ter 25 m;.

Para começar a resolver a situação, o secretário vai abrir licitação para contratar uma empresa que vai ser responsável pelo apoio logístico da rede. Com isso, enquanto a secretaria de Saúde ficará responsável pelas compras, a empresa vai distribuir e armazenar os medicamentos. "Teremos um controle efetivo do nosso estoque, além de diminuir o desperdício", frisou o secretário Rafael Barbosa.

Na ocasião o governador também visitou a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), e garantiu a contratação de mais profissionais para que as cinco viaturas que hoje estão paradas por falta de recursos humanos possam ser colocadas à disposição da comunidade.