Jornal Correio Braziliense

Cidades

Forte chuva faz Rio Vermelho subir mais três metros em Goiás Velho

A chuva continua a castigar o município de Goiás Velho. Desde as 3h da madrugada desta quarta-feira (12/1) chove forte na cidade, localizada a 310km de Brasília. Por conta disso, o Rio Vermelho já subiu cerca de 3 metros. Até terça-feira (11/1), pelo menos 30 casas haviam sido danificadas pelos temporais. Segundo a superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Estado de Goiás, Salma Saddi, os danos da chuva da madrugada são ainda maiores.

Neste momento, integrantes do Corpo de Bombeiros fazem um monitoramento das casas vizinhas ao rio para verificar os danos. Como a cidade de Goiás Velho tem apenas um técnico, foram convocados dez técnicos que virão de Goiânia para monitorar, em plantão, todos os imóveis atingidos no município.

Liberação

O acesso a Goiás Velho pela GO-070 continua fechado. De acordo com Agência Goiana de Transportes e Obras Públicas (Agetop), uma ponte metálica provisória já foi montada pelo Exército na estrada, no entanto, é preciso nivelar e realizar alguns ajustes até que o tráfego para veículos seja liberado.

A expectativa era de que na terça-feira (11/1) a ponte tivesse sido liberada. Porém, as fortes chuvas não permitiram. Depois a liberação foi transferida para hoje, mas ainda não ocorreu. Segundo a Agetop, ela só será liberada quando todos os ajustes terminarem, o que ainda pode atrasar, já que os serviços ficam prejudicados porque o terreno está constantemente úmido.

[SAIBAMAIS]