A Secretaria de Comunicação do Distrito Federal divulgou, nesta segunda-feira (10/1), um balanço preliminar da Operação Casa Arrumada, um mutirão de limpeza para consersar a cidade. O lixo espalhado pelas quadras e o mato alto, que tomava a paisagem da cidade, já começou a desaparecer. Ao todo, foram aparados mais de 5 milhões de metros quadrados de gramado - o que equivale a 14 estádios do Maracanã - e retirados 13.120 toneladas de entulho em todo o DF.
A ação teve início no primeiro dia de governo de Agnelo Queiroz. A primeira operação aconteceu no Buraco do Tatu. O objetivo é aparar gramados, tapar buracos, podar árvores e recolher o lixo na capital. Pelo menos 6 mil profissionais e mais de mil máquinas participam da ação, que já passou por diversas regiões administrativas e vai continuar até que tudo seja colocado em ordem, como garantiu a Secom.
Além da retirada de lixo e do mato aparado, a ação utilizou 924 toneladas de massa asfáltica para tapar buracos, podou mais de 2 mil árvores, plantou 173.515 mudas nos canteiros, desobstruiu 1.869 redes de drenagem, limpou 1.083 bocas de lobo, inpecionou 1.360 metros de rede de drenagem, capinou 1.544 km ao longo do meio-fio e varreu 10.967 km nas vias.
[SAIBAMAIS]