O secretário de Saúde do Distrito Federal, Rafael Barbosa, anunciou, nesta manhã de segunda-feira (10/1), que vai tentar implantar um posto do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) dentro da unidade. O anúncio aconteceu antes da inspeção do Hospital de Base, feita em conjunto com o governador Agnelo Queiroz, o vice Tadeu Filippelli e o diretor do hospital.
Segundo Rafael Barbosa, o objetivo da implantação é que o Samu possa realizar um primeiro atendimento do paciente, que hoje é apenas deixado no hospital. Os profissionais do serviço farão uma espécie de triagem. Para isto, o secretário prometeu a contratação de mais servidores - sem precisar números -, especialmente na área de enfermagem.
O governador anunciou, ainda, uma verba de R$ 3 milhões, destinada a reformas emergenciais. Tanto Agnelo quanto Barbosa reconheceram que o hospital enfrenta uma série de problemas. Segundo o secretário, ele recebeu, da gestão anterior, o sistema de saúde em "situação caótica". Nos corredores, podia-se observar macas defeituosas, telhas no chão e infiltrações na parede.
Após anunciar as ideias, o secretário começou a participar da inspeção que passou pela Farmácia e pelo Centro de Material Esterelizado (CNE). O grupo ainda viu a estrutura do prédio do Hospital. O governador passou por um pedaço em que o teto estava caído e também pelos corredores com macas danificadas.