Depois de quase duas semanas, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) conseguiu finalizar o reforço asfáltico nos desvios que contornam a cratera de 60m de extensão do Km 24 da BR-060, nas imediações de Alexânia (GO). Com isso, os caminhões com mais de 7 toneladas e os ônibus grandes de viagem poderão usar as vias improvisadas. Segundo o órgão, os atalhos estarão abertos a partir da manhã de hoje para os dois tipos de veículos, além dos carros de passeio, motocicletas e veículos leves, que já estavam liberados desde 31 de dezembro do ano passado.
Os diretores do Dnit culparam as chuvas pela demora na pavimentação das pistas em volta do buraco de 60m de extensão. Os técnicos da empresa contratada pelo órgão para executar o serviço aproveitaram a estiagem dos últimos dias para intensificar os trabalhos. A assessoria de imprensa do órgão garantiu que termina hoje a dor de cabeça dos caminhoneiros impedidos de usar a principal rodovia de ligação de Brasília com a capital goiana.
As restrições no trânsito da região se arrastam desde o fim do ano passado. O caminhoneiro Itamar Fernandes dos Anjos, 36 anos, gastou o dobro do valor normal durante a semana passada com os fretes que fez de Alexânia para o DF, porque teve de usar a rota alternativa pela BR-070. ;É muito tempo para uma estrada importante como essa ficar fechada. Pelas outras rodovias, a distância aumenta muito;, avalia.
O tráfego de todos os tipos de veículos nos atalhos deixa os motoristas apreensivos. O representante comercial Tadeu Nixon de Souza, 41 anos, faz o percurso do DF para Alexânia com frequência e acredita que a pavimentação instalada não suporta o trânsito intenso de veículos. ;Se passar a quantidade normal de carretas, a qualidade da estrada vai piorar com rapidez. As pistas que foram construídas são estreitas. Os carros menores vão ficar espremidos entre os caminhões;, adverte.
Sinalização
Quando foram abertos, os desvios eram de cascalho e britas e suportavam apenas carros, motos e ônibus e caminhões pequenos. Além do reforço com uma camada mais resistente de asfalto, o trecho recebeu sinalização de trânsito. Placas ao longo da rodovia indicam que o ponto a 8km de Alexânia está interditado e pedem cautela aos condutores.
Os motoristas que deixam o Distrito Federal em direção à capital goiana trafegam por um atalho de 150m que margeia a cratera, construída na área verde da rodovia. Quem viaja no sentido oposto usa um trecho de 3km, revitalizado no antigo curso da BR-060, antes da duplicação.
A ligação dos condutores que vêm para o DF tem espaço para dois carros, um ao lado do outro. O local recebeu pintura de faixa dupla contínua amarela, que divide a pista em dois fluxos opostos e proíbe ultrapassagens. Apesar da marcação, a assessoria de imprensa do Dnit garantiu que o trecho só será usado no sentido Goiânia-Brasília e descartou a possibilidade de interdição do desvio do lado inverso.
Desmoronamentos
Parte do asfalto do Km 24 da BR-060 cedeu em 28 de dezembro do ano passado. Em uma semana, a cratera passou de 40m para 60m de extensão. A proximidade da rodovia com uma mina de água pode ter infiltrado o subsolo e causado as rachaduras. O Dnit estima que os trabalhos para cobertura do buraco comecem nesta semana, se as chuvas permitirem.
Eu acho...
;Passo pela BR-060 quase todos os fins de semana e fiquei surpreso com o estrago que a cratera deixou na pista. Os desvios vão facilitar a vida das pessoas enquanto o trecho estiver em obras. Mas os buracos serão inevitáveis. Ainda mais com a abertura para caminhões pesados.;
Júlio César Antunes, 34 anos, comerciante, morador de Taguatinga