Jornal Correio Braziliense

Cidades

Mutirão formado por nove órgãos vai revitalizar 300 colégios públicos

O governador Agnelo Queiroz (PT) anunciou ontem uma força-tarefa para revitalizar 300 escolas públicas do Distrito Federal. A operação contará com a participação de nove órgãos do governo. Durante uma reunião que durou mais de uma hora, o petista acertou os detalhes do mutirão ; previsto para começar depois de amanhã ; com representantes de secretarias e das empresas públicas. No primeiro dia, serão atendidas 50 instituições de ensino. A promessa é de que o trabalho seja concluído até o próximo dia 7, quando começa o ano letivo.

Ao todo, cerca de 350 pessoas, divididas em 50 equipes, vão trabalhar no retoque de pintura, limpeza, poda de grama, revisão da rede elétrica, consertos de muros e portões das unidades, entre outras ações nos colégios públicos. As benfeitorias se estenderão à parte externa dos prédios. O Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF) revitalizará as faixas de pedestres e as placas de trânsito próximas às escolas. ;Não é uma obra, e sim uma arrumação. Essa operação (batizada de Escola Arrumada) demonstra que a educação é prioridade para este governo. Até o primeiro dia de aula, tudo estará pronto;, assegurou a secretária de Educação, Regina Vinhaes.

Em um segundo momento das atividades, o mutirão receberá reforços de 180 homens do Centro de Progressão Penal (CPP). Em troca da redução de pena, os presos realizarão serviços como limpeza de calhas, gramados, pinturas e reformas de calçadas. A participação deles na operação depende de um convênio que deverá ser assinado até a semana que vem.

Seleção
No DF, existem 650 escolas públicas. Para selecionar as 300 em piores condições de uso, a Secretaria de Educação realizou, nos primeiros quatro dias de governo, um levantamento nas Diretorias Regionais de Ensino (DREs). As instituições com prioridade na ação estão espalhadas por todas as regiões administrativas. Entre elas, está a Escola Classe 410 de Samambaia. Em reportagem publicada no dia 11 de dezembro, o Correio mostrou a precariedade do colégio que atende 850 alunos e em 20 anos nunca passou por uma reforma. A lista das 50 primeiras será divulgada amanhã.

;Inicialmente, vamos dar prioridade às escolas selecionadas. Mas podemos incluir depois uma ou outra que ficou de fora do mutirão;, explicou Agnelo. Para ele, os estudantes da rede pública merecem respeito. ;É muito importante receber bem nossas crianças. Elas vão encontrar uma escola limpa, pintada. Isso eleva a autoestima tanto dos alunos como dos professores e funcionários;, disse o governador. ;É uma operação de governo, mas queremos mobilizar a sociedade na tarefa de ajudar a preservar as nossas escolas. Esse é o plano no momento;, completou.


Dia de atleta
O governador do DF, Agnelo Queiroz, trocou o terno pela roupa de atleta e participou ontem da tradicional Corrida de Reis. Em sua 41; edição, a prova teve a participação de aproximadamente 3 mil pessoas. A competição ; dividida nas categorias 10km e 6km, no masculino e no feminino ; começou às 19h e teve largada na altura do Mané Garrincha, seguindo para o Eixo Monumental. Adepto das corridas de rua, Agnelo participou do percurso mais curto e prometeu que, na próxima edição, vai tentar deixá-la ;a cara; de seu governo. ;Quero aumentar o número de corredores para 5 mil e atrair mais atletas de elite;, disse. O governador, embora ainda cansado devido à campanha eleitoral de 2010, garantiu que a corrida foi tranquila. ;O clima colaborou;, concluiu. Antes da prova começar, o governador cumprimentou atletas da cidade, como Marilson dos Santos (D), vencedor da São Silvestre deste ano, que deu a largada à Corrida de Reis.


Posse na Habitação
Com a promessa de por fim à política de distribuição de lotes, substituindo-a pela entrega de moradias, o deputado federal Geraldo Magela (PT) tomou posse ontem como secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação (veja na página 28 como ficou a equipe de Agnelo). Com a presença de cerca de 400 pessoas, o clima no auditório do Centro de Convenções, onde ocorreu a cerimônia, era de promessas de apoio político à gestão do petista à frente da pasta. Entre as medidas prioritárias anunciadas pelo secretário, está o financiamento, por parte do governo federal, de construções de unidades habitacionais no DF.

Ele pretende ainda unificar as demandas habitacionais. Além disso, disse que o Plano Diretor de Ordenamento Territorial do DF (Pdot) será revisado e discutido com a comunidade. Parte do novo secretariado esteve presente na posse. Representantes dos 13 partidos que participaram da coligação para a eleição do novo governo compareceram, mas alguns não foram muito bem-recebidos pelos militantes petistas. Os deputados Benedito Domingos (PP), Rôney Nemer (PMDB) e Agaciel Maia (PTC) foram vaiados. A atitude foi recriminada pelo distrital Chico Vigilante (PT). ;Precisamos ter toda a tolerância do mundo com os nossos parceiros. Nos unimos para combater o crime organizado no DF. Essa é uma aliança da qual a gente não se envergonha;, disse.


Confira documento com as de cada órgão participante do mutirão do governo.

Escolas a serem atendidas










Links diretos:

http://noticiasdarede.se.df.gov.br/wp-content/uploads/2011/01/relação-órgão-e-incumbências.pdf


http://noticiasdarede.se.df.gov.br/wp-content/uploads/2011/01/Relaçãoregião-1.pdf

http://noticiasdarede.se.df.gov.br/wp-content/uploads/2011/01/Relaçãoregião-2.pdf

http://noticiasdarede.se.df.gov.br/wp-content/uploads/2011/01/Relaçãoregião-3.pdf

http://noticiasdarede.se.df.gov.br/wp-content/uploads/2011/01/Relaçãoregião-4.pdf

http://noticiasdarede.se.df.gov.br/wp-content/uploads/2011/01/Relaçãoregião-5.pdf

http://noticiasdarede.se.df.gov.br/wp-content/uploads/2011/01/Relaçãoregião-6.pdf