No primeiro dia da nova gestão, os 31 secretários nomeados pelo governador do DF, Agnelo Queiroz, começaram a traçar as diretrizes de trabalho e as metas a serem cumpridas a partir de agora. Logo após a posse do novo chefe do Executivo, no Palácio do Buriti, os integrantes do primeiro escalão já discutiam formas de implementar as primeiras medidas e anunciavam ações prioritárias. Muitos aproveitaram a cerimônia de transmissão de cargo para trocar ideias sobre as missões e desafios de cada pasta.
Um dos mais procurados durante posse foi o novo secretário de Saúde, Rafael Barbosa Aguiar. Braço direito de Agnelo desde que o petista se elegeu distrital, em 1990, ele era efusivamente cumprimentado por colegas secretários e por representantes do segundo escalão ; cientes do poder que o médico nefrologista terá no novo governo.
Rafael Aguiar tem um plano de ações prioritárias pronto e que começa a ser colocado em prática a partir de amanhã. Nesta segunda-feira, será publicado no Diário Oficial do DF um decreto que vai garantir a contratação de funcionários para o Hospital Regional de Santa Maria. Eles serão chamados, emergencialmente, para trabalhar durante um período de seis meses. ;Queremos fazer com rapidez algumas obras importantes, como as necessárias à liberação de leitos atualmente inutilizados;, afirma Rafael. ;Além disso, até o fim do mês, vamos inaugurar as primeiras unidades de pronto atendimento (UPAs) e começar os mutirões de cirurgia;, garante. Atualmente, cerca de 20 mil brasilienses esperam por uma operação.
[SAIBAMAIS]Nos próximos 15 dias, a equipe do novo governo apresentará um diagnóstico da realidade do DF, principalmente com relação ao orçamento de 2011. Segundo o secretário de Governo, Paulo Tadeu (PT), o trabalho servirá como base de informações para as ações a serem tomadas pelas nova gestão. ;Vamos fazer um raios x da gestão pública, um diagnóstico da situação da máquina, para então agirmos;, explicou.
Limpeza
Enquanto o governo levanta informações, a Secretaria de Obras se preocupa em fazer um faxina emergencial na cidade. As ações começam hoje, às 8h, com a lavagem e a pintura do Buraco do Tatu. Na noite deste domingo, inicia-se uma operação de limpeza da Rodoviária do Plano Piloto. Já às 7h de segunda-feira, 1,5 mil homens da Novacap devem estar nas ruas para garantir a poda do mato e consertos no asfalto das vias esburacadas. ;O primeiro dos trabalhos será colocar a casa em ordem o mais rápido possível;, afirmou o secretário Luiz Carlos Pitiman (PMDB).
Já na pasta da Educação, a prioridade será resolver possíveis pendências que possam vir a atrapalhar o início do ano letivo. ;Vamos identificar questões indispensáveis nas quais não podem haver falhas, como o quadro de professores, a garantia da merenda e transporte escolar;, explicou a secretária Regina Grancindo. Entre os problemas que devem ser enfrentados logo no início da gestão da nova dirigente, está o deficit previsto de 79 salas de aula para atender a todos os alunos da rede pública de ensino em 2011.
Fiscalização
O secretário de Transportes, José Walter Vazquez Filho, assume a pasta com duas prioridades: retomar o controle do sistema de transporte público e fortalecer a fiscalização para garantir que os empresários do setor cumpram com suas obrigações. ;Vamos licitar a bilhetagem eletrônica e as linhas de ônibus, conforme determinou o Ministério Público. Os processos do certame estão sob análise do Tribunal de Contas. Se estiver tudo certo, colocamos a licitação na rua em 30 dias, no máximo;, assegurou. O governo planeja fortalecer o DFTrans, mas ainda não decidiu se por meio de contratação de servidores ou transformando o órgão em uma agência fiscalizadora.
Na área de trânsito, as prioridades do governo Agnelo serão a melhoria do atendimento ao público, o aumento da fiscalização e, principalmente, o esforço amplo para reduzir o número de acidentes fatais e de vítimas. O novo diretor-geral do Departamento de Trânsito (Detran), José Alves Bezerra, diz que sua primeira ação no GDF será ;corrigir distorções; dentro do órgão. ;Vamos acabar com os contratos emergenciais e fazer uma transformação no setor de informática do Detran, para garantir a melhoria do atendimento ao público e para facilitar o acesso dos cidadãos;, justificou. ;Além de acabar com as filas, nossa meta é reduzir bastante os índices de acidente, fazendo campanhas e intensificando a fiscalização.; Bezerra é o primeiro sindicalista a assumir o Detran. ;Estou otimista porque a gente já conhece muito bem a casa;, finaliza o novo diretor.
Na área cultural, o trabalho também será grande e demandará o recolhimento de informações. Segundo o chefe da pasta, Hamilton Pereira, nos próximos 120 dias será desenvolvida uma ;conferência da cultura;, destinada a ouvir as principais reclamações e demandas da sociedade. Para contribuir com a lista de prioridades, será feito um levantamento de todas as políticas que foram deixadas de lado pelo último governo. ;A nossa primeira prioridade será o Fundo de Apoio à Cultura (FAC), ao mesmo tempo também teremos que enfrentar um problema emergencial, que é recuperar os espaços físicos da cidade destinados às demandas culturais;, explicou.
Confira a nova equipe de governo do DF