Para muitos, o início de um ano é encarado como uma tela em branco para começar novos projetos e mudar o estilo de vida. Diante do desafio de tomar as decisões que demandem mudanças necessárias para novos caminhos profissionais e amorosos, alguns optam por recorrer à ajuda dos astros. Quem costuma se guiar de acordo com o que diz o horóscopo tem em 2011 um prato cheio: de acordo com as previsões, o próximo ano será a época propícia para planejar e agir.
O astro coaching (espécie de orientador astrológico) José Maria Gomes Neto garante que, logo a partir de janeiro, os processos que ficaram pendentes no final de 2010 vão ganhar celeridade. Para tanto, adverte, não é aconselhável, em hipótese nenhuma, deixar os planos para mais tarde. ;Comece na segunda-feira, logo que virar o ano. A ideia de 2011 é como se houvesse um trem chegando à estação, e todos precisam fazer a baldeação. Quem deixar para embarcar depois, vai perder o trem.; Gomes Neto explica que a aceleração é resultado da entrada de Júpiter e Urano em Áries, que torna o primeiro semestre do ano propício para os tão esperados resultados de antigos investimentos.
A virada do ano, de acordo com José Maria, deve ter um falso clima de calmaria, que poderá causar certa apreensão. O aumento da tradicional incerteza do ano-novo é resultado do clima do período, localizado entre dois eclipses ; o lunar, ocorrido no dia 21 deste mês, e o solar, esperado para 4 de janeiro. Mas, independentemente do signo, o astro coaching alerta para que não haja engano: será apenas a calmaria antes da tempestade de oportunidades. ;O início do ano será uma pausa, uma parada antes do pulo. Esse pulo precisa ser dado com muita precisão, pois, se a pessoa não entrar o ano com um objetivo em mente, ela pode ter a sensação de perder o ano;, explica José Maria.
Embora nem todo mundo tenha as mesmas condições de crescimento, o consenso é que 2011 deve abrir portas para todos. Os signos mais impulsionados em 2011 serão Áries, Gêmeos, Libra, Sagitário e Peixes (veja quadro). Mas isso não significa que os demais não terão sucesso: as pessoas regidas por Câncer, Aquário, Capricórnio, Touro e Virgem poderão crescer com a ajuda de um pouco de planejamento. Já Leão e Escorpião terão no próximo ano um período de reflexão para o crescimento.
Preparação
A estudante Rúbia Maria Mendes, 23 anos, moradora de Taguatinga, não dispensa a consulta diária ao horóscopo, e no ano-novo o hábito é reforçado. Com grandes planos de mudança para 2011, a taurina já conta com a ajuda de um mapa astral e possui conta em um site de previsões que lhe manda dicas todos os meses, além de uma ferramenta zodiacal em um site de relacionamentos. ;Desde que eu sei que existe horóscopo, comecei a ver. Esse negócio de signo é complicado, mas anima a fazer coisas novas;, garante.
Este ano, a estudante contou com os conselhos dos astros para aumentar o zelo financeiro, o que a ajudou a passar por um período de poucos dividendos. As previsões haviam alertado para a necessidade de poupar e a taurina cortou os gastos nos últimos meses. Agora, Rúbia espera contar com as dicas zodiacais para tomar decisões no campo profissional. ;As previsões estão favoráveis para o meu lado profissional. Cada ano tenho boas previsões diferentes;, anima-se. Entre os dilemas reservados para 2011, a estudante espera concluir um dos cursos superiores que faz atualmente e tem boas expectativas para ser chamada para o Conselho Federal de Economia, onde foi aprovada em um concurso para cargo reserva.
Uma boa opção para quem procura uma orientação segura é fazer um mapa astral com um profissional. O astrólogo Antonio Facciolo Neto explica que o cálculo personalizado é essencial para incluir na previsão as posições exatas dos planetas em relação a cada signo. Embora esse trabalho seja geralmente encomendado em viradas de ano e aniversários, a época depende dos planos de cada um. ;Isso depende muito da necessidade de orientação na época. Para calcular uma previsão com vigor do início ao fim de 2011, é bom fazer agora;, alerta o astrólogo.
Mas ele ressalta que as previsões são, na verdade, tendências que podem ajudar a guiar as decisões das pessoas sob cada signo. ;Funciona muito como uma previsão do tempo, é uma tendência da época. É como a meteorologia, mas sob a influência dos astros do nosso sistema planetário;, destaca o presidente do Sindicato dos Astrólogos de São Paulo. Previsões positivas mostram o que é propício no período, e negativas chamam a atenção para cuidados necessários. Não é garantido que coisas boas ou ruins vão acontecer, nem é necessário seguir as instruções à risca. ;Depende do bom senso para usar estratégias de semeadura ou de colheita;, completa o profissional.
Sob a energia do coelho
; 2011 também será o ano do coelho, segundo o horóscopo chinês. O período de regência começa em 4 de fevereiro, às 12h30. Os nascidos ano que vem devem ser pessoas centralizadoras, afortunadas nos negócios e nos relacionamentos, sensíveis e meticulosas. O mundo pode esperar um ano com mais compreensão e ajuda aos menos favorecidos. O crescimento econômico mundial será lento, mas a natureza dará uma folga nos desastres ambientais. O mestre I Ming, consultor e professor de Feng Shui, esclarece que os horóscopos chinês e zodiacal, embora dividam similaridades, não devem ser confundidos.