Jornal Correio Braziliense

Cidades

Último dia de programação especial na Fonte Luminosa atrai multidão

Uma multidão acompanhou o último dia de espetáculo na Fonte Luminosa, ao lado da Torre de TV, neste domingo (26/12). As apresentações de fim de ano, que começaram no último sábado (18/12), se repetiram todos os dias, sempre às 21h, com música ao vivo e um show de fogos de artifício. Nesta noite, a festa começou antes, às 20h45, devido à chuva, que tem aparecido com frequencia. Mesmo assim ela veio. Mas a beleza era tanta, que a água que caía do céu se misturou às cores da fonte. Ninguém deixou o local antes do fim do evento, batizado de Águas Encantadas.

A expectativa do organizador do evento, Vilson Junior, era que o público aumentasse a cada dia. E foi o que aconteceu. Segundo ele, a estimativa dos policiais militares que cuidaram da segurança do local era de 10 mil visitantes somente hoje. "Há quatro anos eu venho realizando pesquisas dentro e fora do Brasil sobre espetáculos natalinos, buscando ideias que se adaptassem à realidade de Brasília e conseguimos atingir o nosso objetivo", comemorou. Vilson trabalha em parceria com o Instituto Educarte, que coordena os corais que se apresentaram ao longo da semana. O casal escolhido para encantar o público estava entre os cantores do grupo. A Secretaria de Cultura também participou do projeto, para que ele saísse do papel.

De acordo com Vilson, o retorno foi muito positivo. "O público veio falar comigo afirmando que a cidade merece esse tipo de espetáculo", disse. Segundo ele, a partir de março do ano que vem, o grupo já começa a preparar as apresentações do próximo Natal, com muita antecedência. "Este projeto é o primeiro de muitos", garantiu Vilson.

Público
Muito emocionada, a plateia aplaudia a cada fim de apresentação. Dois telões estavam instalados ao lado da fonte para que ninguém perdesse os detalhes. O radialista Vanderley Ferreira Moraes, 42 anos, morador da Asa Norte, levou os filhos e sobrinhos para assistir ao espetáculo. As crianças, com idades entre 3 e 9 anos, se acomodaram em duas cadeiras de praia, que estão sempre no carro do radialista. Todos se encantaram com as cores na água e no céu. "É a primeira vez que viemos. É um espetáculo calmo, bonito e ideal para trazer a família e não deve ter custado caro", arriscou. "Tem muita criança e muito idoso aqui. Me surpreendi", disse, animado.

Acompanhados da filha e do genro, o casal de idosos, moradores da Asa Norte, Francisco e Iza Damásio, de 84 e 83 anos, acompanhou o show pela segunda vez e concordou. "Foi maravilhoso, muito bonito". Há 52 anos vivendo na capital do Brasil, dona Iza afirma nunca ter visto nada igual. "É a primeira vez que vemos um espetáculo desse, e somos pioneiros aqui. A cidade merece", disse. Seu Francisco aproveitou para reclamar da sujeira encontrada nas ruas. "A sujeira na cidade é impressionante, um desrespeito", concluiu.