A taxa de desemprego no Distrito Federal teve queda de 13,7% em novembro deste ano, em comparação ao mesmo período de 2009. Os dados são da Pesquisa do Emprego e Desemprego (PED-DF), divulgada nesta quarta-feira (22/12) pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socio-Econômicos (Dieese).
Em números absolutos, a quantidade de desempregados não variou, permanecendo em 185 mil pessoas. Isso se deve a um recuo na População Economicamente Ativa (PEA), que representa os inseridos no mercado de trabalho.
O segmento serviços foi responsável pela criação 18 mil novas vagas de trabalho no DF, e cresceu 3,1% entre novembro deste ano e o mesmo mês do ano passado. A administração pública também contribui para o desempenho favorável no ano, já que gerou 16 mil postos, crescendo 8,3%.
Apesar disso, serviços perdeu 10 mil postos em novembro frente ao mês anterior e a administração pública, mil vagas. Já o comércio, que teve desempenho negativo na comparação anual ; 2 mil vagas a menos ; criou 8 mil novas vagas frente a outubro. O motivo são as contratações temporárias de Natal.