Jornal Correio Braziliense

Cidades

Governo do DF descumpre promessa e atrasa pagamento de 30 mil servidores

A promessa do Governo do Distrito Federal de antecipar o salário dos servidores pagos com verba do Tesouro do DF para a última segunda-feira acabou não sendo cumprida. Os valores referentes ao mês de dezembro, o 13; salário, o adiantamento de férias e as diferenças relativas aos reajustes salariais concedidos em 2010 atrasaram em três dias o pagamento de 30 mil funcionários públicos. Ontem, o coordenador de transição do governador Rogério Rosso, Geraldo Lourenço, afirmou que a demora se deu em virtude da aprovação tardia do crédito pelos deputados distritais. A votação, prevista para ocorrer na última quinta-feira, só foi aprovada depois das 22h da última sexta-feira. O GDF garante que o pagamento estará disponível hoje aos servidores, a apenas dois dias do Natal.

;O problema na remuneração foi motivado pelo procedimento interno da Câmara Legislativa, que só nos enviou a aprovação do projeto no fim da tarde de segunda-feira, inviabilizando o pagamento imediato. Esperávamos receber o projeto na manhã de segunda;, alegou Lourenço. A votação para adiantar os salários dos servidores foi realizada no dia que antecedeu o início das férias dos parlamentares.

O anúncio da antecipação do pagamento na primeira quinzena deste mês criou expectativa em 30 mil ativos, inativos e pensionistas das administrações direta e indireta, das fundações e das autarquias que recebem no último dia útil de cada mês. Sem o salários, parte dos servidores ainda não saiu às compras de Natal, adiando o ingresso de R$ 250 milhões na economia local. Para o presidente do Sindicato do Comércio Varejista do DF (Sindivarejista-DF), Antônio Augusto Moares, o descumprimento do prazo não deve interferir nas vendas. ;O atraso vai postergar as compras, mas não deve prejudicar a economia;, avalia.

Tradição
Adiantar os salários dos funcionários públicos próximo às festas natalinas virou tradição no Distrito Federal. Este foi o quarto ano consecutivo em que o GDF adota a medida. Em outubro deste ano, o Sindivarejista chegou a solicitar ao governo a antecipação do 13;. ;Com o salário antecipado, os servidores têm mais condições de fazer as compras e pleitear descontos. Eles ainda evitam os tumultos de compras de última hora;, explica Antônio Augusto de Moraes. A expectativa de incremento nas vendas é de 6,5%.

Além do salário de dezembro, do 13;, da antecipação de férias e do pagamento da diferença dos reajustes salariais concedidos em 2010, os R$ 250 milhões incluem o pagamento dos funcionários temporários da área de Educação. Ficam de fora do adiantamentos os servidores das áreas de Saúde, Educação e Segurança, pagos com verba do Fundo Constitucional do DF, que receberão o salário normalmente em 5 de janeiro.