Agência Brasília
Mais um hospital público do Distrito Federal foi beneficiado pelo projeto "Mutirão do Bem das Madrinhas de Briquedotecas Hospitalares". Neste sábado (18), foi a vez do Hospital Regional de Ceilândia (HRC), receber o espaço idealizado para proporcionar tratamento mais humanizado e menos dolorido às crianças que passam por atendimento médico. A iniciativa é da primeira-dama, Karina Rosso, que já implantou outras oito brinquedotecas em diversas unidades públicas do DF.
O novo espaço possui um ambiente lúdico e colorido. Lá, as crianças podem usufruir de momentos de descontração com tv, livros e brinquedos para realização de atividades educativas. Com isso, médicos, enfermeiros e psicólogos conseguem amenizar o estresse dos pequenos causado pela internação e pelo tratamento, e ainda favorecem a recuperação física e psíquica dos pacientes.
Segundo a primeira-dama, além de humanizar o espaço e proporcionar momentos de alegria, a idéia é aplicar o que já determina a Lei Federal nº 11.104/05, que torna obrigatória a implementação de brinquedotecas em unidades de saúde com atendimento pediátrico. "Só estou seguindo o que manda a lei. É muito bom saber que os espaços vão beneficiar milhares de crianças que enfrentam situações tão traumáticas", ressaltou Karina.
O material para a construção da brinquedoteca do HRC foi doado pelas madrinhas Yara Curi, e pela própria primeira-dama. Karina Rosso declarou que apesar de ter tido pouco tempo, trabalhou intensamente para obter bons resultados. "Nunca vou esquecer as pessoas que entraram no meu caminho e os projetos que deram certo. Estou realizada, com a sensação de missão cumprida", finalizou.