Maria das Graças Ferreira de Morais, 19 anos, sonha com o ingresso no ensino superior. Apaixonada pelo estudo das línguas, a aluna do 3; ano do Centro de Ensino Médio Setor Leste adora as aulas de inglês e pretende começar um curso de espanhol para concretizar, no futuro, a meta de se tornar tradutora e intérprete. Portadora de cegueira total desde os 12 anos, é uma das 96 pessoas com necessidades especiais que se preparam para o vestibular da Universidade de Brasília (UnB), neste fim de semana. A dedicação aos estudos foi grande durante o ano para garantir a vaga no curso de relações internacionais ; quarto mais concorrido no sistema universal da universidade, com 40,5 candidatos disputando cada uma das 20 vagas oferecidas. ;Entrar para a faculdade é um sonho;, afirma a jovem.
No Centro de Ensino Médio do Setor Leste, Maria é uma das alunas mais empenhadas. Heldo de Moraes, responsável pelo acompanhamento pedagógico dos alunos com deficiência visual inseridos no ensino regular, conta que ela tem facilidade para matérias como matemática e física, disciplinas que costumam desafiar quem não enxerga. ;Ensinar como são as figuras tridimensionais, áreas, diagonais, planos cartesianos, sem que aluno possa ver, é a parte desafiadora do ensino para cegos. Maria tem habilidades notáveis por possuir memória visual da infância, o que a ajuda a compreender o mundo ao seu redor;, avalia.
Mais do que ler e escrever em braille ou montar diagramas matemáticos em forma de cubos e pirâmides, Maria prefere usar da tecnologia para estudar. Com um notebook cedido pela escola, ela registra as aulas e pode voltar a estudar o conteúdo com o orientador. ;Tenho muita facilidade para usar o computador, digitar e tudo o mais. Sei usar nossa máquina de escrever muito bem, mas nada se compara à tecnologia;, diverte-se.
Determinação
Maria das Graças não se deixa abalar com a ansiedade na véspera do exame que decidirá sua entrada no ensino superior. ;Confesso que estou um pouco nervosa. Fiquei na dúvida entre me inscrever para letras-inglês e relações (internacionais) e acabei escolhendo o segundo. Sei que a concorrência é grande, mas não me importo. Se não passar agora, vou continuar tentando;, diz. Filha de jardineiro, ela conta que os esforços da família para que mantivesse os estudos sempre foram grandes, apesar da vida humilde que leva com os pais e os dois irmãos em um assentamento no Novo Gama (GO).
;Comecei a perder a visão entre 7 e 8 anos, quando descobri que tinha retinose pigmentar (doença hereditária rara que causa degeneração progressiva da retina). Em nenhum momento minha família cogitou me deixar longe da escola. Entrei na 1; série com baixa visão e, com o passar do tempo, meus pais viram que seria necessário me mudar para uma escola melhor, já que as escolas do Novo Gama não tinham boa estrutura.;
Ao chegar à 6; série, cursada em escola de ensino fundamental no Gama (DF), Maria já estava totalmente cega e começou a aprender braille. No entanto, foi após a mudança para o CEM Setor Leste, em 2008, que as diferenças impostas pela deficiência ficaram menores para ela. ;Com ajuda da família e dos professores, passei a ver que sou capaz, que posso fazer o que quero. Minha mente se abriu para o mundo e para as possibilidades que os estudos poderiam trazer para minha vida. Hoje, quero muito estar na faculdade ou, quem sabe, passar em um concurso público. O mais importante é não parar de estudar.;
Maria é consciente de que a cegueira a torna, em alguns pontos, diferente das outras pessoas. ;Obviamente, já houve momentos em que me questionei. Lembro que não sou igual aos outros sempre que preciso da ajuda para poder sair de casa, por exemplo. Mas, na mesma hora, deixo isso passar. Sou especial, do meu jeito, e muito grata pelo apoio que tenho das pessoas que amo. Isso basta para ter coragem e esquecer todo o resto.;
FIQUE LIGADO
Calendário
Amanhã: prova de linguagens e códigos e ciências sociais, com redação
Domingo: prova de ciências da natureza e matemática
Dia 22 *: Gabaritos oficiais preliminares
Dias 23 e 24 *: Recebimento de recursos contra os gabaritos preliminares
4/2/2011*: Resultado da primeira chamada
7/2/2011 a 7/3/2011: Consulta dos desempenhos individuais de candidatos e treineiros (*Datas prováveis.)
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