Jornal Correio Braziliense

Cidades

Deputados distritais decidem votar reajuste de IPTU e IPVA nesta sexta

Os deputados distritais deixaram para o último momento a votação dos principais assuntos do Distrito Federal na Câmara Legislativa, como o Orçamento de 2011, o reajuste de Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) e o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Durante sessão extraordinária nesta quinta-feira (16/12), os deputados não chegaram a um consenso sobre os projetos e decidiram deixar para sexta-feira (17) a votação.

Durante esta manhã, os distritais votaram 11 projetos, entre eles a contratação de um empréstimo de US$ 55 milhões junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para financiar o saneamento básico no Distrito Federal. Durante a tarde, os deputados votaram oito projetos, entre eles o segundo turno de alguns que estavam na pauta da manhã.

A sessão foi encerrada às 19h, após discussões entre os parlamentares a respeito dos itens relevantes como o Orçamento. Ficou acertado que na sexta pela manhã haverá uma reunião com técnicos para esgotar as dúvidas referentes aos projetos e tentar enxugar a pauta de votação. Vetos, por exemplo, serão retirados da lista, entrando na pauta do ano que vem.

Na tarde de sexta (17), às 14h30, os distritais vão iniciar as votações. O presidente da Câmara, Wilson Lima (PR), se mostrou otimista e espera que a pauta seja encerrada amanhã. No entanto, ele disse que a sessão pode chegar até a meia noite.

Faltou quórum

A votação de reajuste de IPTU para 2011, que estava marcada para esta quarta-feira (15/12), foi adiada por falta de quórum na Câmara Legislativa. Compareceram à reunião apenas 12 distritais, o número mínimo para que a votação seja realizada é 13. Ao todo 24 deputados compõem a mesa.