Jornal Correio Braziliense

Cidades

Exemplo de solidariedade, creche ajuda o próximo há mais de duas décadas

Na série especial sobre entidades assistenciais destinadas a crianças e apoiadas pelo Correio Braziliense Solidário, a Creche Cantinho de Você, da Candangolândia, é o tema da reportagem de hoje

Quem circula pela Praça do Bosque, na Candangolândia, ouve as risadas das crianças que passam o dia no centro comunitário, mas não imagina a triste história por trás da criação do local. A fundadora da instituição, Sebastiana Silva de Lima, 73 anos, conta que o sonho teve início quando ainda era presidente da Associação das Donas de Casa local. Há mais de 20 anos, ela viu nas ruas da cidade um menino surdo preso a uma corda e sentado ao lado de um prato de comida. A criança havia sido amarrada pela mãe, que não tinha onde deixar o filho durante as horas de trabalho. Comovida com a cena, Sebastiana decidiu abrir a primeira creche da cidade, missão que até hoje ocupa seus dias.

O local escolhido para receber os pequenos carentes foi o prédio onde funcionara o primeiro presídio do Distrito Federal, à época utilizado como sala de aula de trabalhos manuais da Universidade de Brasília. Após a UnB ceder o terreno, teve início a busca por materiais de construção e mão de obra para concretizar o sonho de Sebastiana. ;Pedíamos tijolo para um, areia para outro, trazia até sofá do lixo para reformar. Foi uma luta muito gostosa;, lembra. Dessa forma, a auxiliar de enfermagem aposentada por estresse encontrou prazer ao dedicar seus dias às crianças. O menino que serviu de inspiração para o projeto foi o primeiro aluno da Creche Cantinho de Você e mantém contato com a antiga professora até hoje.

Muitas mudanças ocorreram desde a fundação. A princípio um lar para crianças e adolescentes carentes, a instituição hoje recebe somente crianças de 2 a 4 anos. Em breve, a creche deve ganhar uma segunda sala, que irá abrigar mais 30 alunos. A longo prazo, a direção ainda espera construir no terreno um lar para idosos. Nas duas últimas décadas, a fundadora da creche tornou-se Vovó Sebastiana, a matriarca da família Silva, responsável pela creche. Desde cedo, os filhos dela ajudam a manter a instituição. ;É muito satisfatório, minhas filhas foram criadas aqui dentro;, conta Sheyla Silva de Lima, 35 anos, filha de Sebastiana e secretária da creche, que, desde os 13 anos, passa os dias no local. São três os irmãos que hoje trabalham na instituição fundada pela mãe.

Educação
Muitos dos alunos do Centro de Educação Infantil da Candangolândia passaram antes alguns anos na Creche Cantinho de Você, a apenas alguns metros de distância. ;Você vê o quanto eles se desenvolvem. As crianças que saem da creche têm disciplina e estímulo;, explica a coordenadora administrativa, Marly Silva de Sousa. Mas ela frisa que é uma luta preparar os pequenos para a educação infantil. Como as crianças ficam apenas algumas horas na instituição, o desafio está em não perder todo o investimento feito na educação dos alunos assim que eles passam pelos portões de saída.

Para a direção da creche, algumas crianças não recebem no lar os mesmos cuidados oferecidos pelo infantário, o que dificulta o aprendizado. ;Os pais não têm essa paciência. A gente sente como a criança chega de casa diferente, e temos de começar tudo de novo;, lamenta Marly. A solução encontrada pela creche é suprir as necessidades desses pais que têm de se dedicar excessivamente ao trabalho e não podem dar aos filhos tudo de que precisam. Esses itens são arrecadados pela creche, que conta com doações para manter a corrente de caridade.


Colabore
Creche Cantinho de Você
3301-1699
A creche precisa de todo o tipo de doações. A instituição mantém um bazar permanente, que gera renda para comprar comida e roupas para as famílias das crianças. A casa também está à espera de um Papai Noel que possa levar alegrias aos alunos neste fim de ano, e deve começar a entregar enxovais para as mães das crianças que esperam novos filhos.