Jornal Correio Braziliense

Cidades

Funcionários da Qualix fazem outra manifestação em frente ao SLU

Mais de 500 funcionários da empresa Qualix Serviços Ambientais fazem uma manifestação, nesta manhã de quarta-feira (15/12), em frente ao prédio do Sistema de Limpeza Urbana (SLU), na L4 Sul. De acordo com o diretor financeiro do Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza Urbana (Sindilurb), Raimundo Nonato, a categoria acompanha o desdobramento da contratação dos garis pela Delta Construções.

Segundo o diretor, três oficiais de Justiça, advogados e líderes da Qualix estão reunidos para uma conversa. A empresa deve se posicionar ainda hoje sobre o fato.

Na última sexta-feira (10/12), o SLU suspendeu o contrato com a Qualix e o recolhimento de lixo foi passou a ser responsabilidade da Delta Construções, que demonstrou interesse em contratar os garis que já prestavam o serviço no Distrito Federal. No entanto, a Qualix ainda não se posicionou sobre o assunto.

Outro protesto
Dois dias antes, os funcionários da Qualix já haviam iniciado um protesto por temerem o desemprego. A manifestação aconteceu no mesmo local, onde os funcionários atearam fogo em pneus e fecharam a via no sentido Pier 21.

A suspensão do contrato com a Qualix também já causa transtornos ao recolhimento de lixo na capital. Locais como a quadra residencial e comercial da 312 Norte estão desde segunda-feira (13/12) com lixo entulhados. O SLU garantiu que a situação deve ser regularizada até sexta-feira (18/12).