Jornal Correio Braziliense

Cidades

Rodoviários da Cootarde em greve cobram pagamento do 13º salário atrasado

Sem acordo, 50 ônibus da Cooperativa de Transportes Alternativos do Recanto das Emas (Cootarde), que fazem as linhas de Santa Maria, Samambaia e Gama para o Plano Piloto e Paranoá estão parados nesta quarta-feira (15/12). A paralisação dos funcionários da empresa teve início às 6h de terça-feira (14/12) e é motivada por um atraso na parcela do pagamento do 13; salário.

De acordo com o presidente da Cootarde, Augusto Maia, no último dia 10, os 220 funcionários receberam a primeira parcela do 13;. Ele admitiu o atraso no pagamento. No entanto, Augusto garantiu que foi feita uma reunião ontem com o sindicato para tentar uma negociação. "Oferecemos o pagamento na sexta-feira (17/12), mas eles não aceitaram. Mas vamos tentar resolver essa situação. O problema é que temos uma receita inferior.", afirma o presidente.

Enquanto a categoria permanece em greve, pelo menos 15 mil pessoas têm a rotina modificada. Para reduzir os prejuízos, o presidente da Cootarde afirmou que o Transporte Urbano do Distrito Federal (DFtrans) disponibilizou ônibus da Viplan que fazem uma linha paralela na região. "A população não é prejudicada, de uma forma ou de outra, eles têm o serviço das linhas da Viplan", ressalta Augusto.

A assessoria de imprensa do DFTrans confirma a informação, mas não soube dizer quantos coletivos foram disponibilizados. Os ônibus da Viplan que já faziam uma linha de concorrência em Santa Maria, Samambaia e Gama reforçam as linhas e receberam orientação de cumprir o mesmo horário para atender a população.