Jornal Correio Braziliense

Cidades

Agnelo e Oscar Niemeyer conversam no Rio sobre projeto de museu de ciência

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, fez uma visita ao arquiteto Oscar Niemeyer no Rio de Janeiro às vésperas de seus 103 anos de vida. O encontro aconteceu durante a tarde desta segunda-feira (13/12) no escritório do arquiteto, em Copacabana, Zona SUl da cidade. Os dois conversaram sobre Brasília e o sonho do governador de construir o Museu de Ciência e Tecnologia sob os traços de Niemeyer. "Como cidade futurista, Brasília precisa de um projeto desse", afirmou Agnelo ao Correio. "Viemos aqui garantir que vamos preservar o patrimônio. Brasília é um museu a céu aberto. Ele ajudou tanto o nosso país a se desenvolver. Queremos provocá-lo a fazer mais", disse o petista. Também na reunião esteve o vice-governador eleito, Tadeu Filippelli.

Além do museu, Agnelo e sua equipe conversaram com Niemeyer sobre a ampliação do espaço da Torre de TV Digital, projetada pelo arquiteto e em fase final de construção. A inauguração está prevista para 21 de abril, no dia do aniversário de Brasília, e o arquiteto já confirmou presença. "Eu vou", prometeu. O objetivo do novo governo é deixar o monumento ainda mais atraente aos turistas, transformando o local em uma opção de lazer. O arquiteto fez questão de expor seus receios quanto ao projeto. "Gostaria de estudar melhor a área em volta da torre. O projeto tem que ser muito bem resolvido para não competir com a torre nem escondê-la", alertou.

O aquiteto revelou ainda: "Estamos fazendo um livro de fotografias sobre as catedrais que ajudei a construir. Foram 30". Uma delas fica em Brasília e está entre as favoritas de Niemeyer. Nesta semana, ele inaugura a sede da fundação que leva seu nome em Niterói (RJ). Ao mesmo tempo, a cidade espanhola de Avilés, nas Astúrias, vai testemunhar a inauguração de um espaço cultural chamado Centro Niemeyer.