Jornal Correio Braziliense

Cidades

Funcionários da Qualix protestam contra suspensão do contrato pelo SLU

Cerca de 300 funcionários da empresa Qualix Serviços Ambientais fazem uma manifestação, nesta manhã de segunda-feira (13/12), em frente ao prédio do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) da L4 Sul. O protesto se deve à decisão do SLU, na última sexta-feira (10/12), de suspender o contrato com a Qualix, que era uma das gestoras do lixo no Distrito Federal. Os funcionários temem o desemprego.

Os manifestantes ocupam a via no sentido Pier 21, onde tentam atear fogos em pneus. O protesto já causa transtorno para os motoristas, que são obrigados a passar por cima do canteiro lateral. Até às 11h40, não havia nenhuma viatura para manter a segurança do local.

De acordo com a assessoria de imprensa do SLU, a decisão de suspender o contrato de gestão, que era dividido entre a Qualix e a empresa Valor Ambiental, foi uma decisão unilateral do órgão. A Justiça ainda não se pronunciou sobre o caso.

Entenda o caso

O Serviço de Limpeza Urbana decidiu suspender o contrato de quase R$ 10 milhões mensais com a Qualix e o Valor Ambiental. Agora, a gestão está com a Delta Construções.

A troca aconteceu após o julgamento de recursos referentes à licitação realizada em 2007. As empresas perdedoras devem recorrer à Justiça.