O domingo não foi um dia de preguiça para os participantes do 1; Ecofitness, promovido ontem pela academia Forma Fitness no Parque Vivencial do Paranoá. Logo de manhã, alunos, professores e moradores da comunidade se reuniram para a prática gratuita de atividades físicas em um espaço de contato com a natureza. Entre as opções de aula, estavam alongamento, ginástica localizada, jump, step e aeroboxe, além de corrida e de um torneio de supino.
Os profissionais aproveitaram ainda a pista de cooper e as quadras de vôlei de areia e futebol de salão para passar orientações sobre a prática diária de exercícios. ;Estamos auxiliando quem não tem condições de pagar uma academia;, defendeu o administrador da academia, Antônio Carlos Peixoto. Outro objetivo foi o de alertar para a importância de preservação do meio ambiente. ;A gente quis aliar a estrutura do parque para um evento ecológico e que envolvesse a comunidade;, explicou, adiantando que, para os próximos anos, a ideia é organizar ao menos duas edições anuais do encontro.
Assim, 12 mudas de plantas nativas do cerrado, concedidas pela administração do parque, foram plantadas no local, na manhã de ontem. O técnico do Instituto Brasília Ambiental (Ibram) Januci Valentim, plantonista na reserva aos domingos, auxiliou na operação, alertando que o Parque Vivencial necessita constantemente que novas árvores sejam plantadas. ;A gente promove caminhadas ecológicas com escolas e explica toda a parte ambiental e histórica daqui, além de falar sobre o tempo de decomposição de resíduos;, explica.
Entusiasmo
Colocar a pequena muda de aroeira no buraco cavado foi um momento de animação para os irmãos Guilherme e João Pedro Silvestre, de 6 e 2 anos respectivamente, que queriam ajudar até mesmo empurrando o carrinho de esterco. A comerciante Sandra Santos, 32, também tirou o dia para participar das atividades físicas e ecológicas. ;Achei interessante e muito importante para o meio ambiente;, opinou. Já a empresária Adélia Alves, 30, foi pega de surpresa pelos organizadores do evento ao chegar ao parque para passear com as filhas Mariana, 4, e Isadora, 3, e com o sobrinho Agib, 6. ;Vim trazer as crianças no parquinho e não vou poder participar porque não vim preparada;, lamentou, mostrando o vestido e as sandálias plataforma.
No local também foi possível aferir a pressão, com o auxílio de um médico e de uma enfermeira. O público presente contribuiu ainda com a doação, por pessoa, de 1kg de alimento não perecível, a ser destinado a projetos solidários.
Berço da cidade
Criado pela Lei n; 1.438 de 21 de maio de 1997, o Parque Vivencial do Paranoá ; também chamado de Parque Urbano do Paranoá ; possui 41,8 hectares de área e 3,8 mil metros de perímetro de vegetação nativa. Todo aquele espaço, muitos anos antes, foi o berço da cidade, que teve início como um acampamento, conhecido como Vila Paranoá, em 1957, ainda durante a construção de Brasília. Hoje, o espaço ecológico conta com área de lazer para crianças, além de quadras esportivas e de trilhas para caminhadas.
Plante uma árvore
Quem quiser contribuir com o plantio de mudas no Parque Vivencial do Paranoá pode agendar um horário ligando para 3369-8502, durante o expediente comercial, em qualquer dia da semana. O local funciona todos os dias, das 8h às 18h.