Jornal Correio Braziliense

Cidades

Homem é executado a tiros na frente de um bar em Planaltina

A Polícia Civil do DF tenta desvendar o motivo que levou ao assassinato do ajudante de pedreiro Elton da Silva Costa, 26 anos. O piauiense de Teresina foi morto com pelo menos oito disparos de pistola .40, que atingiram a cabeça e o peito da vítima. O crime ocorreu entre a noite da última sexta-feira e a madrugada deste sábado (11/12), na Quadra 1B, conjunto A, em frente a um bar em Arapoanga, Planaltina.

O corpo da vítima foi encontrado por volta das 5h50. Os investigadores da 31; DP (Planaltina), onde o caso é apurado, enfrentam dificuldades para conseguir idados sobre o crime por conta da falta de testemunhas. Até as 20h30 deste sábado, os policiais civis ainda não haviam identificado o autor do homicídio.

Próximo a Elton, a perícia encontrou várias cápsulas da arma utilizada para matar o ajudante de pedreiro. Segundo um agente da delegacia, que preferiu não ser identificado, a vítima tinha apenas uma passagem pela polícia. "Não sei dizer qual foi o crime ele cometeu, mas era um afiançável", adianta o policial.

Elton morava em Planaltina havia nove anos. De acordo com o proprietário do bar, Nelson José da Silva, 51 anos, o piauiense costumava frequentar o comércio para consumir bebida alcóolica e jogar sinuca. "Ele jogava apostado e sempre pedia fiado, mas era uma pessoa calma e alegre. Conversava com todos. Nunca o vi brigar", comenta.

Uma amiga da vítima afirmou à reportagem que Elton não tinha desafetos. "Era uma pessoa maravilhosa. O meu marido, que trabalhava com ele, disse que Elton estava muito alegre ontem (sexta-feira)", conta a dona de casa Rosana Martins, 50.

Festa de aniversário

A mãe da vítima, a dona de casa Maria Rita da Silva, 47, desolada, tentava entender o que teria levado ao assassinato do filho mais velho: "Não sei o que aconteceu. Ele vivia trabalhando".

De acordo com Maria Rita, Elton saiu do serviço por volta das 17h e foi até a casa dela, perto do lote onde morava com a esposa e dois filhos ; um de 7 e outro de 6 anos. "Ele me falou que ia jantar em casa. Mas aí saiu de novo para a rua depois de comer. Não sei por quê."

Ainda segundo ela, o filho estava trabalhando a todo vapor para fazer a festa de aniversário. No próximo dia 28, Elton comemoraria 27 anos. "Ele estava juntando dinheiro porque iria fazer uma festa", revela Maria Rita. O enterro do piauiense está marcado para a manhã deste domingo (12/12), no cemitério de Planaltina.