Jornal Correio Braziliense

Cidades

DF tem segunda menor taxa analfabetismo acima de 15 anos, diz Ipea

O Distrito Federal é a unidade da Federação que tem a segunda menor taxa de analfabetismo do Brasil. O número pessoas com 15 anos ou mais que não sabem ler ou escrever caiu entre 2004 e 2009, segundo aponta o comunicado Evolução do Analfabetismo e do Analfabetismo Funcional no Brasil do Instituto de pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que tem base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2009, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

[SAIBAMAIS]Neste período, a queda foi de 0,8% - de 4,2% para 3,4%. O Amapá, com 2,8%, tem a menor porcentagem de pessoas que não sabem ler ou escrever. No Brasil, a taxa foi de 11,5% para 9,7%.

No entanto, em relação ao número absoluto de analfaberos, o Centro-Oeste apresentou a menor queda entre as regiões, com apenas 1,6%. De acordo com o comunicado, o principal motivo do baixo índice é o desempenho dos estados Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, que tiveram aumento deste grupo.

A comparação entre 2004 e 2009 mostra que o analfabetismo diminuiu em todas as regiões brasileiras. As regiões Norte e Nordeste, que apresentam os piores índices no país, tiveram a maior redução percentual de analfabetos. A região Sul foi a única a apresentar redução inferior a 20%.