Uma mobilização popular do Instituto Brasília Ambiental (Ibram) na manhã desta quarta-feira (8/12), no Parque do Guará, reuniu 150 pessoas. Segundo a assessoria, o objetivo era criar condições que permitam a continuidade de ações para a implantação definitiva do Parque Ecológico Ezechias, localizado na entrada do Guará pela EPGU, próximo ao ParkShopping.
Durante a ação houve café da manhã ecológico com frutas do cerrado, lançamento do Plano de Manejo - conclusão da documentação para a implantação e gestão das unidades de conservação -, distribuição de folders e cartilhas que falam sobre o parque e o botânico naturalista Ezechias Heringer. Além disso, teve apresentação do grupo musical Simplesmente Nós, declamação de poesia sobre o cerrado e exposição de bandeiras feitas por Rômulo Andrade.
A unidade de conservação do parque, com cerca de 300 hectares, teve sua área delimitada em 1977, mas apenas em 1998 sua criação foi consolidada com a Lei Distrital n; 1.826. Está localizada na região administrativa do Guará e visa à proteção da flora e da fauna nativas do Cerrado, dos recursos hídricos e a promoção de atividades educativas e de lazer.
No local existem trilhas para a realização de caminhadas ecológicas, além de quadras e pontos de encontros comunitários (PECs) para atividades esportivas. O parque fica aberto durante toda a semana, das 7h às 18h.