Jornal Correio Braziliense

Cidades

Encontrar vaga para deixar o carro no centro da capital é tarefa árdua

Muitos motoristas infringem a lei, parando em fila dupla ou em local proibido

O crescimento acelerado da frota agrava um problema crônico no Distrito Federal: a falta de vagas de estacionamento. Em todas as cidades do DF, mas especialmente na área central de Brasília, é quase impossível encontrar espaço para deixar o carro durante a semana. Assim, é comum ver centenas de veículos parados em fila dupla e bloqueando a passagem, além de flanelinhas controlando o tráfego, alguns por meio da extorsão de motoristas.

A economista Kelly Morais, 34 anos, trabalha na Quadra 6 do Setor Comercial Sul há cerca de um ano. Desde que chegou ao local, já fez contato com um dos flanelinhas para conseguir achar vaga todos os dias. ;Pesquisei opções de estacionamento coberto, mas os preços chegam a R$ 300 mensais, achei muito caro. A gente já paga imposto e ainda tem que pagar para estacionar, acho isso um absurdo;, reclama. ;Seria preciso pensar em uma solução, como a construção de vagas subterrâneas. Já ouvi muitas promessas, mas até agora nada foi feito;, comenta Kelly.

Em 2003, o governo local privatizou 9.066 vagas de estacionamento na área central, com cobrança pelo uso rotativo. Para ficar duas horas parado, o motorista pagava a partir de R$ 1,50. Mas, no mesmo ano, a Justiça suspendeu o negócio a pedido do Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT), porque a empresa vencedora não cumpriu a determinação de construção de estacionamentos subterrâneos. Em 2008, o GDF voltou a estudar a realização de uma parceria público-privada para construir 15 mil vagas no subsolo. Mas o processo não foi para a frente depois da divulgação de que os estacionamentos custariam até R$ 4,50 por hora.

Freio de mão
O eletrotécnico Manoel Soares Sobrinho, 69 anos, tem uma pequena empresa que presta serviço a vários ministérios. Quando precisa visitar algum prédio da Esplanada, ele estaciona o carro em fila dupla e deixa o freio de mão solto, para que o dono do carro fechado possa empurrar o veículo de Manoel, caso deseje sair. ;Sei que não é o ideal, mas não temos nenhuma opção. Se houvesse um estacionamento subterrâneo com preços razoáveis, por exemplo, muitos motoristas não deixariam o carro solto na rua nem ficariam sujeitos a multa;, afirma Manoel.

Cássio Roberto Neves, 28 anos, presta assessoria para a Prefeitura de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Se tem de ir a algum ministério, vai de carro com um colega, que fica dentro do veículo, enquanto Cássio resolve as pendências. ;Para achar vaga, é preciso ter muito tempo sobrando, já que temos que rodar muito. Sempre andamos em dupla, para um ficar esperando no carro;, explica Cássio. Nas áreas centrais da capital ; que inclui a Esplanada, os setores comerciais Sul e Norte e os setores Bancários Sul e Norte ;, o deficit chega a 30 mil vagas.

Faixa desrespeitada
Enquanto muitos motoristas culpam a falta de vagas para descumprir as leis de trânsito, outros nem sequer têm desculpa para infringir a legislação. Um dos símbolos de orgulho do brasiliense, o respeito às faixas de pedestres não é mais unanimidade entre os motoristas. Muitos dos pontos de travessia estão apagados e, mesmo quando a pintura está preservada, sempre há condutores que ignoram o sinal do transeunte e aceleram. De janeiro a outubro deste ano, 124 pessoas morreram atropeladas no DF. De acordo com o Detran, cerca de 10% dos pedestres mortos no ano passado perderam a vida sobre as faixas.

Em 2010, os agentes de trânsito da capital federal multaram 3.003 condutores por não dar preferência a pedestres e a veículos não motorizados, número 8% superior ao registrado no ano passado, quando foram aplicadas 2.772 multas pela mesma infração.

O servidor público Agenor Romão, 53 anos, reclama do descaso da maioria dos motoristas com as faixas. Ele cobra mais fiscalização e rigor dos órgãos de fiscalização para que os condutores voltem a parar o carro diante das travessias. ;Brasília ainda é bem melhor do que a maioria das cidades, mas infelizmente os motoristas começaram a perder o respeito pelos pedestres. É preciso que haja fiscalização para que possamos continuar atravessando as ruas com segurança;, defende o servidor.


INFRAÇÕES
Neste ano, o Detran e a PM multaram 75.963 condutores por estacionamento irregular no DF. O número é inferior ao registrado em 2009, quando 110.113 condutores foram flagrados com o carro parado em local irregular. Estacionar em local ilegal é uma infração média, que sujeita o condutor à perda de quatro pontos na carteira.