Secretaria da Ordem Pública e Social (Seops) deflagrou, na manhã desta terça-feira (7/12), uma operação para impedir a instalação de ambulantes nas calçadas próximas à Feira dos Goianos, em Taguatinga. De acordo com a assessoria de imprensa do órgão, a ação, denominada Choque de Ordem, não tinha o objetivo de apreender objetos, mas apenas desocupar as áreas. No entanto, como alguns vendedores permaneceram nos locais proibidos, materiais foram recolhidos - ao todo, cinco mesas expositoras de ferro, dez manequins e 16 sacos de roupas.
Operações dessa natureza serão realizadas nas grandes feiras do Distrito Federal até o dia 31 deste mês. Quem quiser denunciar comércio ilegal, pirataria, poluição visual e flanelinhas não-cadastrados pode entrar em contato com a ouvidoria da Seops pelo número 3355-8322.
Feira dos importados
A operação Choque de Ordem foi deflagrada, na semana passada, na Feira dos Importados. Os agentes da Seops vigiaram os ambulantes, flanelinhas e o estacionamento público da feira durante os dois dias de duração da ação. O órgão solicitou ainda a presença da Companhia Energética de Brasília (CEB) devido à suspeita de um "gato" para uso indevido de energia elétrica pública em algumas barracas de som automotivo.
Das 10 barracas averiguadas, três utilizavam o "gato". Um homem foi preso e encaminhado à 8; Delegacia de Polícia (SIA). A operação também fiscalizou ambulantes que vendiam produtos piratas na área externa da feira e cerca de 200 CDs e DVDs piratas foram apreendidos.
O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) participou da ação e notificou oito veículos estacionados sem autorização em vagas reservadas para deficientes físicos e idosos.