A greve dos servidores da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), considerada a maior dos últimos 12 anos, com duração de 17 dias, terminou na manhã desta terça-feira (7/12). De acordo com o vice-presidente do Sindicato dos Servidores e Empregados da Administração Funcional das Autarquias, Empresas Públicas e Sociedades de Economia (Sindiser), Evandro Machado, a categoria aceitou em assembleia a proposta apresentada pelo governador Rogério Rosso na segunda-feira (6/12).
Segundo Machado, o acordo ficou firmado em um aumento real no salário de 5,39%, com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do período, antecipação do plano de carreira e aumento no ticket alimentação de R$ 28 para R$ 35. A proposta original, apresentada pelo Governo do Distrito Federal (GDF), era de 17% a mais na folha de pagamento, enquanto a categoria pedia 17,5%. "O aumento foi abaixo do que pedimos, esse valor deve chegar a 9% na folha. Mas com o benefício do ticket, compensou", explica o vice-presidente.
Os servidores voltarão às atividades ainda hoje. "A categoria está à disposição para realizar o esforço máximo para colocar o trabalho em dia, que está muito atrasado. A diretoria da Novacap deve fazer uma escala especial para isso", diz Evandro. De acordo com ele, a presença do governador na mesa de negociação facilitou o entendimento.
Negociações
Entre as reivindicações iniciais da categoria, estavam a garantia da homologação e implantação imediata do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS), mudança do regime de trabalho para estatutário, reajuste salarial, auxílios creche, alimentação e transporte. O GDF acatou todos os pedidos, mas propôs aumento 0,5% menor. A questão foi parar no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), em audiência conciliadora, mas não obteve sucesso.
A categoria já havia suspendido os serviços desde o início do mês, em 3 de novembro, com a chamada "greve branca", para tentar negociar. No entanto, não houve acordo. Segundo o sindicato, em novembro houve uma reunião entre a classe e o coordenador de assuntos sindicais, mas ele teria dado a negociação como encerrada.
População prejudicada
"Todos os serviços, exceto os emergenciais, estavam parados. 90% da classe aderiu à greve", diz Machado. Em média, a Novacap faz 250 operações tapa-buracos por dia, durante o período de seca. "No período de chuvas isso aumenta consideravelmente", completa.
A população também ficou prejuticada sem o serviço de desobstrução, que limpa cerca de 50 bocas de lobo por dia, também no período de estiagem - durante as chuvas o número chega a crescer 20%. Além disso, não havia manutenção de gramados e canteiros.