Jornal Correio Braziliense

Cidades

Adasa realiza audiências públicas com regras para uso de poços e cisternas

A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico (Adasa) realiza, durante esta semana, audiências públicas para informar as normas para exploração de água subterrânea no Distrito Federal. As resoluções apresentadas começarão a valer a partir de janeiro de 2011, algumas para todo o DF e outras específicas para cada região.

O órgão é a responsável pela regulação e fiscalização dos recursos hídricos no DF e, de acordo com a assessoria de imprensa, pretende evitar que a exploração da água subterrânea seja maior que as disponibilidades existentes nos diferentes aquíferos da região. Os usuários de todo o DF, principalmente quem mora no Lago Norte, Lago Sul, Park Way, Lago Oeste e Casa Grande, devem ficar atentos já que a partir de janeiro serão monitorados pela agência, para que obedeçam os níveis de água passíveis de serem outorgadas.

De acordo com dados divulgados pela Adasa, existem mais de 30 mil pontos de captação de água no DF, mas 5,5 mil deles ainda não foram cadastrados. Por isso, a fiscalização será intensificada em 2011, para que se saiba a quantidade de água que está sendo capturada nesses pontos e o tipo de estrutura utilizada.

A Adasa pede que o usuário informe quando quiser ter acesso aos recursos subterrâneos por meio de poços tubulares e manuais, para que possam receber informações de como deve proceder e os cuidados que precisam ser observados para que a água não sofra nenhuma alteração na qualidade. As audiências começam na terça-feira (7/12) e vão até a sexta-feira (10/12), e os documentos podem ser consultados no site www.adasa.df.gov.br.