Jornal Correio Braziliense

Cidades

TJDFT permite que Codhab faça realocação moradores da Estrutural

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios suspendeu, por meio da decisão do juiz Carlos Rodrigues, da Vara de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Fundiário, a liminar que proibia a Companhia de Desenvolvimento Habitacional (Codhab-DF) de transferir os moradores das Quadras 8,12 e 17 da Estrutural para o Setor Oeste da cidade.

Um laudo do Instituto Brasília Ambiental (Ibram) apontou que o local onde essas famílias residem apresenta condições insalubres. A área é próxima ao antigo lixão da Estrutural e oferece risco à saúde da população. Os moradores, por outro lado, argumentam que as casas onde já residem são melhores do que as oferecidas.

Segundo informações da assessoria da Codhab, todos os moradores das áreas de risco deverão deixar suas casas. No total, existem 903 famílias nesta situação. Destas, 122 já foram removidas e outras 355 estão sendo convocadas aos poucos para ocuparem uma dessas residências. Quem não procurar atendimento no prazo estipulado será considerado desistente.