Jornal Correio Braziliense

Cidades

Comércio estende horário de funcionamento para o Natal a partir do dia 18

O Brasileiro tem o costume de deixar as compras de fim de ano para a última hora e, na capital federal não é diferente. Por conta disso, o Sindicato do Comércio Varejista do Distrito Federal (Sindivarejista) decidiu que no fim de semana que antecede o Natal, a partir do dia 18 de dezembro, o comércio irá estender o horário de funcionamento, com o objetivo de atender a grande demanda de compradores.

"Dependendo do movimento, as lojas foram liberadas a já começarem a ampliar o horário a partir da próxima semana", explica o presidente do sindicato, Antônio Augusto de Moraes. Ele conta que essa mudança ocorre todos os anos e é benéfica, principalmente, para o consumidor. "Fazemos isso para evitar o tumulto e o acúmulo de pessoas nos estabelecimentos. É, ainda, um incremento nas vendas".

As lojas de shopping funcionarão até meia noite, enquanto o comércio de rua ficará aberto até 22h neste período. "Não dá para calcular o quanto lucramos com a dilatação de horário, mas, O importante é que abre mais espaço para o comprador", complementa o presidente.

Preparação e vendas
As lojas investiram mais de R$ 20 milhões em decorações e promoções para chamar a atenção dos consumidores. Serão sorteados 49 carros além de outros brindes. O Metrô-DF vai prorrogar o horário de funcionamento nos dois úlitmos finais de semana antes do Natal. Eles vão circular até 23h30, e, nos domingos funcionarão das 7h às 19h.

Com a chegada de dezembro e a proximidade do Natal, as 18 mil lojas de rua e de shoppings do DF devem ter um crescimento de 7% nas vendas. De acordo com o Sindivarejista, esse aumento deve começar entre esta sexta-feira (3/12) e domingo (5).