O Centro de Seleção e Promoção de Eventos (Cespe), responsável pela realização do Programa de Avaliação Seriada (PAS) da Universidade de Brasília, assegura que os 64.144 estudantes do ensino médio que farão o exame neste fim de semana não têm com o que se preocupar em relação à segurança das provas. Amanhã, a partir das 13h, os 29.496 inscritos do primeiro ano dão o primeiro passo para ingressar na mais cobiçada instituição de ensino superior da capital. Domingo, no mesmo horário, será a vez de o teste ser aplicado para os 22.331 candidatos do segundo ano e os 12.317 do terceiro.
O sigilo das provas, de acordo com o órgão, é assegurado desde sua elaboração. A impressão e o empacotamento são realizados em gráfica própria, monitorada por câmeras de vídeo e scanner corporal. Pouco antes das 13h, nos dias do PAS, os malotes lacrados contendo os testes são conduzidos aos locais de aplicação por Coordenadores de Aplicação, cargos ocupados por servidores da UnB e, ocasionalmente, também por membros da Associação de Delegados da Polícia Federal (ADPF). Durante as provas, profissionais de segurança e integrantes ADPF ficam de prontidão para agir caso identifiquem ;comportamento suspeito; de algum candidato.
Enquanto os alunos fazem os testes, veículos circulam nas áreas próximas aos locais de provas monitorando ondas eletromagnéticas, com a intenção de detectar tentativas de comunicação eletrônica entre candidatos e pessoas situadas no exterior dos prédios. Além disso, os concorrentes passam por detectores de metais na entrada e na saída dos banheiros. Após a aplicação, as provas são novamente lacradas nos malotes de origem, posteriormente reconduzidos ao Cespe. A identificação dos inscritos é feita apenas por códigos de barras. Dessa forma, se alguém manipular as folhas de respostas ou de texto definitivo, não poderá identificar quem preencheu esses documentos.
Ananda Rafaele, 15 anos, aluna do primeiro ano, vai fazer o PAS pela primeira vez. Ela tem acompanhado as notícias sobre os problemas ocorridos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que teve erro de impressão de provas e vazamento, antes do início do teste, do tema de um texto apoiador da prova de redação. A garota não sente receio de que algo parecido acometa o PAS. ;São poucas as vezes que coisas desse tipo acontecem, né? Nunca me falaram de nada assim envolvendo as provas do PAS;, afirma.
Preparar e relaxar
Gabriela Modesto, 17 anos, fará a terceira e última etapa da avaliação. Para ela, a dedicação é redobrada, a fim de garantir a vaga no curso de psicologia. A jovem passou a estudar três horas por dia além das aulas regulares do colégio. ;Agora, procuro não pensar muito em como vou me sair. Tento me distrair, conversar sobre outros assuntos;, afirma. Já Ananda é uma das calouras do processo seletivo. ;Não tenho ideia de como é o ambiente da prova, isso tem me dado medo;, revela. Ela deseja uma vaga no curso de direito e, embora não siga uma rotina caseira de estudos, sente-se mais segura desde que ingressou em um cursinho em julho. ;Nos simulados de lá, tenho me saído muito bem, mas a ansiedade está tomando conta.;
Manter a calma na hora da prova é prioridade para todos os candidatos que farão o PAS no fim de semana. Ansioso, Vitor da Silva, 17 anos, vai fazer a segunda etapa, mas nem cogita a ideia de rever a nota do ano passado para evitar estresse. ;Não vi a nota e só quero ver depois de ter feito o último PAS. Não quero ficar na ansiedade de ter que tirar determinada nota. O PAS 2 e o 3 têm mais peso, então, ainda que eu tenha me saído mal no primeiro, dá tempo de recuperar;, explica. No entanto, para muitos, esta tarefa não é a mais simples. ;Quando vai chegando mais em cima (do dia da prova), bate até um desespero;, afirma Gabriela Modesto.
Sintomas
O que começa com aquele suor gelado e um comichão na barriga pode culminar em sintomas mais graves para quem não controla o nervosismo, como dificuldade em se concentrar, sensação de desmaio e até perda da consciência. Samantha Neves, médica do Hospital das Clínicas de São Paulo, alerta os candidatos para que fiquem de olho nos primeiros sinais de tensão durante a prova. ;A adolescência é um período de grande alteração hormonal. Para muitos, manter a calma pode ser um verdadeiro desafio e, por isso, é preciso atenção;, explica.
Especialista em dermatologia e pesquisadora em hiperidrose, Samantha explica que tudo começa com o excesso de suor. ;Qualquer pessoa transpira mais sob forte estresse. Algumas, quando sofrem de hiperidrose ; doença que causa disfunção da sudorese ;, têm esse sintoma acentuado. Isso é perigoso, pois a desidratação só aumenta os sintomas da ansiedade;, diz. Beber muita água antes e durante a prova do PAS e do vestibular é o segredo para evitar maiores contratempos. ;E não tenha medo de pedir para ir ao banheiro. Segurar a urina é perigoso. Aproveite a oportunidade para alongar pernas, braços e pescoço, o que alivia a tensão;, aconselha a médica. Ela ainda afirma que, se estiver muito nervoso, o candidato pode também fazer um exercício simples: inspirar por 5 segundos e expirar por 10 segundos. ;Esse pique na respiração ajuda a aumentar o nível de CO2 no sangue, o que traz sensação de relaxamento.;
PAS 2010
Vagas
A Universidade de Brasília (UnB) reservou 1.999 vagas para o programa ; 108 a mais do que no ano passado. As oportunidades estão divididas em 93 cursos.
Inscritos
Total: 64.144 mil alunos
1; etapa: 29.496
2; etapa: 22.331
3; etapa: 12.317
Concorrência
Medicina continua na liderança com maior número de inscritos este ano: 468, concorrência de 26 candidatos por vaga. O segundo curso mais concorrido é nutrição, com 17,75 candidatos por vaga, seguido por direito diurno (16,50), engenharia civil (16,35) e psicologia (15,76). No câmpus de Ceilândia, fisioterapia é o curso mais concorrido, com 14,43 inscritos para uma vaga. No câmpus de Planaltina o curso que recebeu mais inscrições foi ciências naturais, com demanda de 3,40 por vaga. O curso de engenharia, único oferecido pelo câmpus do Gama, tem 4,80 candidatos disputando uma das 120 vagas. Confira a concorrência dos demais cursos no site www.correiobraziliense.com.br/ euestudante.
Fique ligado
1; etapa: 4/12 (sábado)
Duração da prova: quatro horas
2; e 3; etapas: 5 /12 (domingo)
Duração das provas: quatro horas (2; etapa) e cinco horas (3; etapa)
; O início de todas as provas é às 13h, horário em que se fecham os portões
; Recomenda-se chegar com uma hora de antecedência
; O aluno só pode deixar a sala de aula após uma hora do início das provas
; O caderno de provas só pode ser levado da sala nos últimos 15 minutos
Locais de prova
Consulte o seu no site www.correiobraziliense.com.br/euestudante e www.cespe.unb.br/pas. É preciso informar o número do CPF e a senha do candidato.
Para quem é de fora
Quem reside fora do DF fará as provas da primeira e da segunda etapa em Anápolis (GO), Formosa (GO), Goiânia (GO), Valparaíso (GO), Belo Horizonte (MG), Patos de Minas (MG) e Uberlândia (MG). A avaliação da última fase será realizada somente em Brasília.
Todos os inscritos devem consultar o local de prova no site do Cespe. A consulta é individual.
Atendimento especial
Os candidatos do PAS que tiveram atendimento especial deferido por motivo religioso farão as provas no câmpus Darcy Ribeiro da UnB, após as 18h.
O que levar
; Documento de identidade original, com foto
; Caneta esferográfica de tinta preta. A sugestão é levar pelo menos duas
; Lanche leve
; Água
; Agasalho, em caso de mudanças no tempo
O que deixar em casa
; Aparelho eletrônicos em geral (MP3, rádio, calculadora, telefone celular etc.)
; Bonés, chapéus, gorros e artigos de chapelaria em geral
Informações e dúvidas
Entre em contato com o Cespe pelo site ou pelo telefone (61) 3448-0100.