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Brasília terá mais um vôo direto para Lima

As principais companhias aéreas do mundo não tiram o olho de Brasília. Ontem, a salvadorenha Taca Airlines, uma das maiores da América Latina, anunciou oficialmente o início das operações na capital brasileira. A partir do dia 16, as aeronaves da empresa começarão a decolar do Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek com destino a Lima, no Peru. Haverá opções de embarque ; sempre às 7h35 ; às terças e às quintas-feiras e aos sábados. A Taca é a segunda companhia a explorar essa rota. Em agosto, a Lan Airlines inaugurou o voo direto Brasília-Lima.

Com a chegada da Taca, Brasília caminha para se consolidar como um importante hub ; termo usado para os grandes centros de distribuição de voos ; do continente. O aeroporto da capital federal ganhou o primeiro voo sem escala para o exterior em julho de 2007, com a já consagrada rota da TAP Brasília-Lisboa. Em dezembro do ano passado, a Delta Airlines iniciou voos para Atlanta, nos Estados Unidos. Neste segundo semestre de 2010, Lan, Taca e American Airlines se instalaram em Brasília ; a última tendo Miami como destino: uma demanda antiga das agências de viagem locais, também acolhida pela brasileira Tam.

As viagens para Lima pela Taca serão feitas em um Embraer 190, com capacidade para 96 passageiros, sendo oito na classe executiva. As aeronaves têm duas fileiras com poltronas duplas. O trajeto dura quatro horas e 15 minutos. O gerente da companhia no Brasil, Ian Gillespie, informou que os voos até a primeira quinzena de janeiro de 2011 estão com taxa de ocupação de 90%. As vendas dos bilhetes começaram há mais de um mês no site da empresa e em agências de viagem, no valor promocional de US$ 299 por trecho. Hoje a passagem custa US$ 380.

Estratégico
O aeroporto de Lima tem sido considerado no mercado de aviação o mais estratégico da América do Sul. Da capital peruana, há conexões fáceis, por exemplo, para a histórica Cuzco ; região de Machu Picchu ;, Santiago do Chile e cidades caribenhas como Havana (Cuba) e Santo Domingo (República Dominicana). ;Somos a única empresa aérea que opera em todas as cidades ibero-americanas;, disse Gillespie, antes de anunciar que a Taca não deve demorar muito para aumentar a quantidade de voos por semana saindo de Brasília.

A companhia salvadorenha, cujo centro de operações fica na capital peruana, tem 79 anos no mercado. No Brasil, as primeiras rotas surgiram há 10 anos, partindo do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos. Em 2008, foram lançados os voos saindo do Rio de Janeiro e, em 2009, de Porto Alegre. ;Era preciso chegar a Brasília para crescermos no Brasil. A capital abriga o governo e o corpo diplomático. Além disso, os brasilienses estão viajando muito. Todas as grandes companhias têm interesse na cidade.;

Em 2009, a Taca fechou parceria com a Avianca e, este mês, recebeu convite para se unir à Star Alliance, a maior aliança de companhias aéreas do mundo. A frota da companhia tem 30 Airbus, modelos A-319, A-320 e A-321, além de 10 aeronaves Embraer 190 ; a 11; será entregue em janeiro próximo. A compra dos aviões brasileiros custou US$ 379,5. ;Nossa frota é moderna e jovem: o tempo médio não ultrapassa os três anos e meio;, afirmou Gillespie. A depender do sucesso da nova rota, aviões maiores poderão ser deslocados para Brasília.

Movimento
O Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek é o terceiro terminal aéreo mais movimentado do país. Por dia, recebe de 17 mil a 25 mil passageiros. Atualmente, 13 empresas operam na capital do país: TAM, Gol, Webjet, Avianca, Azul, Lan, Delta, Tap, Trip, Passaredo, Sete, American e Taca. Partindo de Brasília, há voos diretos para todas as regiões brasileiras, além dos destinos internacionais.