Jornal Correio Braziliense

Cidades

Estelionatário é preso no Recanto das Emas com mais de 50 cartões roubados

A polícia prendeu nesta quinta-feira (2/12), no Recanto das Emas, um estelionatário encontrado com mais de 50 cartões de crédito roubados. Na residência do homem, ainda foram apreendidos um caderno com dados de possíveis vítimas, diversos documentos de identidade falsificados, notas fiscais e vários eletro-eletrônicos comprados com os cartões roubados. O homem, ainda não identificado, usava diversos nomes para fazer compras de altos valores, e depois revender os produtos rapidamente. Ele foi encaminhado ao Departamento de Polícia Especializada (DPE), onde ficará detido.


Após interceptar os cartões, o homem falsificava um documento de identidade e realizava diversas compras no comércio local e por meio da internet. Não se sabe como ele obtinha os dados pessoais para a confecção dos documentos, como filiação, local de nascimento e RG. Entre os documentos apreendidos na casa dele ainda haviam um CPF, contracheques e um cartão bolsa família. Segundo o delegado, a situação é um alerta para que as pessoas tenham mais cautela para não facilitar esse tipo de crime. "Tem que tomar muito cuidado com documentos pessoais. Esse tipo é doido para encontrar uma identidade, uma bolsa", avisa Alexandre Nogueira.

A polícia do Recanto das Emas procurava o estelionatário há alguns meses, mas a mudança constante de residências dificultava o trabalho de investigação. Sua última residência foi a casa onde foi detido na tarde de ontem, na quadra 601 do Recanto das Emas. O homem foi descoberto por meio de uma denúncia feita pelo dono de uma loja de materiais de construção, onde ele comprou um grande volume de itens sob mais de um nome. O proprietário desconfiou da possibilidade de um golpe, e avisou à polícia. Durante a prisão, foram encontrados diversos aparelhos comprados com os cartões roubados, entre eles um televisor, um microondas, um computador, um aparelho de som e um freezer. Ele pode cumprir de um a cinco anos de prisão por estelionato.