O avanço da criminalidade em Santa Maria provocará mudanças na segurança pública da região. Reforço no policiamento ostensivo, cumprimento de mandados de busca e apreensão e alterações em escalas de delegacias aparecem como algumas das alterações imediatas prometidas pelo Governo do Distrito Federal (GDF). As medidas foram divulgadas após terem sido registrados a falta de delegados aos fins de semana e quatro homicídios somente nos últimos cinco dias em Santa Maria ; todos os assassinatos tiveram relação com o tráfico de drogas e o uso de armas de fogo.
O governador Rogério Rosso (PMDB) anunciou as modificações ontem pela manhã após encontro com representantes da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal e das polícias Militar e Civil. A intenção do governo é reforçar o patrulhamento em toda a capital do país, em especial em Santa Maria. O Programa Integrado de Policiamento também dará, segundo o GDF, atenção diferenciada às áreas comerciais. A iniciativa tem previsão para ser lançada oficialmente amanhã, com a divulgação do reforço do policiamento no período de festas de fim de ano.
[SAIBAMAIS]Haverá mudanças nas escalas dos delegados que cumprem plantão no Gama para preencher lacunas no quadro de pessoal na unidade de Santa Maria. Isso porque frequentemente a 33; Delegacia de Polícia, em Santa Maria, fica sem chefia direta durante os fins de semana. Nos últimos dias 27 e 28 foi o que ocorreu. Os delegados despacham na 20; DP (Setor Oeste do Gama) e da 14; DP (Setores Central e Leste da cidade). ;Há alguns claros nas delegacias dessas áreas. De imediato, vamos mexer nelas. E nos próximos dias devem ser nomeados mais delegados do curso de formação;, afirmou o secretário de Segurança Pública do DF, João Monteiro Neto.
Escudo humano
A série de homicídios e tentativas de assassinato em Santa Maria teve início em 27 de novembro. Uma criança de 12 anos morreu baleada depois de ser usada como escudo por um bandido que era perseguido por dois desafetos. A morte ocorreu na Quadra 310. No dia 29, no Residencial Santa Maria, um adolescente de 15 anos matou dois travestis e feriu outro por causa de dívidas de drogas. No dia seguinte, houve dois crimes. Wederson Ferreira, 36 anos, levou três tiros na Quadra 216 e acabou morto dentro de um Fusca. Rander Bernardes, 18, foi atingido por um disparo na perna na Quadra 308, mas recebeu socorro médico.
Assassinatos
A 33; Delegacia registrou pelo menos 40 homicídios em Santa Maria em 2010, entre janeiro e o fim de novembro. A média é de três a quatro assassinatos por mês na região. A proximidade com o Entorno e o tráfico de drogas aparecem, segundo a polícia, como os principais motivos para o número de mortes violentas.