Jornal Correio Braziliense

Cidades

MPF entra com ação contra quatro ex-dirigentes do Cespe

O Ministério Público Federal do DF entrou com uma ação de improbidade administrativa na Justiça, nesta terça-feira (30/11), contra quatro ex-dirigentes do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB). Os quatro são acusados de desviar recursos públicos por meio de contratações irregulares, pagamentos e gastos indevidos e sem comprovação, durante os anos de 2002 a 2005.

[SAIBAMAIS]Segundo o MPF/DF, o prejuízo aos cofres públicos é de R$ 1,7 milhão, com as contratações ilegais e superfaturamento dos produtos adquiridos nesses três anos. Entre as irregularidades apontadas na ação estão a dispensa indevida de licitação, por meio do fracionamento irregular de compras e serviços para a instituição. Também é acusada de participar do esquema fraudulento a empresa Trips Passagens e Turismo que teria sido beneficiada com contratos ilegais.

Em nota divulgada nesta terça (30), o Ministério Público alega que muitos processos de compra auditados pela Controladoria Geral da União apresentaram falhas formais graves, como ausência de pesquisa de preços, de atestados de capacidade da empresa contratada e de pareceres jurídicos favoráveis às aquisições.