A churrascaria Porcão e o shopping Pier 21, no Setor de Clubes Sul, precisaram ser interditados na tarde desta segunda-feira (29/11). O motivo foi um grande vazamento de gás no restaurante, por volta das 15h20. Seis caminhões e alguns veículos menores do Corpo de Bombeiros estão no local, além do Departamento de Trânsito (Detran) para controlar o fluxo de carros que passa na Avenida das Nações. Segundo os bombeiros, havia risco de explosão.
[SAIBAMAIS]De acordo com o Major Ricardo Vianna, o problema aconteceu na central de gás do Porcão, em um cilindro que mede de seis a oitro metros de altura. "Esse cilindro foi reabastecido ontem (28) e tem a capacidade para armazenar 3,5 mil litros, o equivalente a 270 botijões de gás", explicou o militar. Segundo ele, o shopping também foi interditado devido a distância. "Um raio de 200 metros está isolado", disse. Uma mulher que estava no shopping desmaiou, foi atendida pelos bombeiros no local e liberada em seguida.
Por volta das 16h, os bombeiros começaram a retirar o gás do cilindro e transferi-lo a um caminhão. "Esse é um dos três procedimentos possíveis, nesses casos. Outra opção seria deixar o gás vazar para a atmosfera ou então a contenção dele, o que não foi possível devido a quantidade", explicou. Segundo o major, os carros estacionados, tanto no restaurante quanto no Pier 21, não podem sair do local por risco de explosão.
O procedimento acabou por volta das 19h25 e os bombeiros monitoram o cilindro por cerca de duas horas, antes da liberação do local. De acordo com o major Vianna, o restaurante será notificado pela Diretoria de Serviço Técnico do Corpo de Bombeiros para que refaçam os procediemntos de funcionamento do cilindro. "A documentação do Porcão está em dia, inclusive uma fiscalização do cilindro", disse. Segundo ele, somente a pericia vai dizsr o que aconteceu.