Jornal Correio Braziliense

Cidades

Obras na BR-070, que liga o DF a Pirenópolis, dificultam vida de pedestres

Atravessar a BR-070 é uma tarefa difícil para os moradores de Águas Lindas. A pista, que corta a cidade ao meio e é uma das mais procuradas para quem sai do Distrito Federal rumo a Pirenópolis - GO, está em obras de duplicação. O asfalto está novo, mas ainda faltam sinalização, paradas de ônibus e mais passarelas.

Para os motoristas, a obra vai facilitar o trajeto na BR. "Antigamente a pista era congestionada e cheia de buracos. Perdia-se muito tempo nesse trecho da viagem para Pirenópolis", diz o comerciante Felipe Queiroz, de 26 anos. Mesmo assim, a pista continua sem pinturas e sinalizações adequadas, e algumas máquinas continuam na pista.

Para os pedestres a obra não agradou muito. Maria Divina é empregada doméstica no Núcleo Bandeirante, e vai até Águas Lindas aos finais de semana. "Lá tem cinco passarelas, e mesmo assim não ficam perto de onde meu ônibus para. Eu preciso esperar até achar um espaço para atravessar a pista correndo. E a mureta que fica bem no meio da pista dificulta ainda mais a nossa vida", explica. No local ainda não há pontos de ônibus e nem abrigos para quem precisa esperar pelo transporte público.

De acordo com a Prefeitura de Águas Lindas, a responsabilidade das obras é do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). A assessoria de Imprensa do DNIT de Goiânia explicou que pista pronta será entregue em dezembro, e que as sinalizações vão ser feitas, bem como as paradas de ônibus. No entanto, não há previsão para instalação de novas passarelas. Segundo o órgão, as que existem atendem adequadamente a população.