Jornal Correio Braziliense

Cidades

Hemocentro comemora o Dia Mundial do Doador de Sangue nesta quinta-feira

A manhã desta quinta-feira (25/11) teve a rotina mudada na Fundação Hemocentro de Brasília (FHB). Essa é a 10; Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue e hoje é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue. Por isso, uma programação especial com apresentações musicais e teatrais foi feita e todos que foram até a FHB puderam presenciar gratuitamente.

De acordo com a assessoria de imprensa da FHB, a meta para o dia é que pelo menos 600 pessoas doem sangue. Até as 13h30, 370 voluntários já haviam passado pelo local. Simultaneamente, no Auditório Mariza Ribeiro, homenagens, alongamento com professores de educação física e apresentações culturais eram feitas por doadores e colaboradores mais antigos da FHB.

A programação terminou ao meio-dia, mas as doações continuam até as 18h. O objetivo é chamar a atenção da população para que não deixe de fazer as doações antes de pegar a estrada para as férias. Nessa época do ano os estoques ficam baixos e a luz de alerta se acende nos bancos de sangue dos hospitais. "Nós queremos reafirmar a importância de manter os nossos estoques em dia, afinal atendemos uma demanda enorme de pessoas. Além do Distrito Federal, as cidades do Entorno também precisam de nós", explica a diretora do FHB, Maria de Fátima Brito Portela.

Por conta do vírus H1N1, que afastou muita gente, 2010 foi um ano em que os estoques estiveram no limite. O ideal seria que pelo menos 3% da população doasse sangue ao menos uma vez por ano, marca atingida pelo DF em 2008. "Precisamos mudar a cultura que existe no Brasil e estimular as crianças desde a escola para que elas entendam a importância do ato", diz. Atualmente a FHB precisa, principalmente, de doadores de sangue O%2b, O- e A-.

Para saber como fazer uma doação e dos requisitos necessários, acesso o site .