Jornal Correio Braziliense

Cidades

DER e Detran selam convênio para que ambos possam atuar sem restrição no DF

Os motoristas brasilienses precisam ficar atentos às mudanças na fiscalização do trânsito que devem ser instauradas na próxima semana. Um convênio entre o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) e o Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER-DF) permitirá que ambos tenham atuação em todas as vias da capital.

No fim da manhã desta quinta-feira (25/11), os últimos detalhes da parceria foram acertados em uma reunião entre o secretário de Transportes e os diretores-gerais dos órgãos. Haverá um novo encontro esta tarde e o documento deve ser assinado até a próxima semana.

"Essa é uma via de mão dupla, nós iremos atuar na área deles e eles na nossa", explica o diretor-geral do DER-DF, Genésio Tolentino. As regras anteriores diziam que as rodovias eram responsabilidade do DER e as demais vias ficavam a cargo do Detran. "Os agentes que passavam em vias que não eram de responsabilidade de seu departamento viam uma infração e não podiam multar", esclarece.

Atualmente, o DER conta com 60 agentes de trânsito, contratados há dois meses. Além disso, a Companhia de Policiamento Rodoviário (CPRv) realiza fiscalização em conjunto, com cerca de 400 homens. "Essa é uma união de esforços para que tenhamos vias mais seguras", completa Tolentino.

O diretor geral do Detran-DF, Francisco Saraiva, explica que o objetivo do convênio é diminuir os acidentes nas ruas. Para ele, o maior beneficiado é o cidadão. "Essa parceria já deveria ter sido feita há muito tempo", protesta. O diretor explica que a população será noticiada da mudança com publicidade, junto ao DER. "A Estrada Parque Taguatinga (EPTG), por exemplo, já teve quatro acidentes fatais neste ano e nós não podiamos interfirir", disse. A mudança deve entrar em vigor na próxima semana.