A Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis) realiza, na manhã desta quinta-feira (25/11), a demolição do novo supermercado da rede Tatico, no P Norte, em Ceilândia. De acordo com a Agefis, a obra tinha autorização para ocupar de 128 m; e, no entanto, tinha uma estrutura de 5,4 mil m;, quase 43 vezes maior que o permitido. A rede é composta por cinco supermercados no DF, em Ceilândia, Samambaia, Águas Lindas, Santa Maria e Recanto das Emas.
Abadia Tatico, filho do proprietário da rede, alega que fez o pedido para aumentar a área construída, mas ainda não obteve resposta. Ele foi notificado em setembro e solicitou prorrogação do prazo de recurso no final do mesmo mês, mas não recorreram. A obra estava embargada desde o dia 7 de outubro. No entanto, a construção não foi interrompida e está quase finalizada - faltavam apenas acabamentos internos. Não cabem mais recursos ao embargo. Hoje foram demolidas apenas as paredes e ainda não há data prevista para o restante. Materiais de construção também foram apreendidos.
"Não estamos discumprindo a lei, apenas aguardamos uma autorização", alega o filho de Tatico. Para ele, era necessário apenas que lacrassem a obra. O prejuízo foi calculado em R$ 4 milhões. Participam da ação 50 agentes da Agefis, com três caminhões e dois tratores. A Polícia Militar também acompanhou a demolição.
Manifestação
Cerca de 30 moradores entraram no prédio, protestando contra a demolição. Alguns são funcionários e outros pretendiam ser contratados. Segundo eles, o novo supermercado seria uma fonte de emprego para a região. Os manifestantes foram contidos pela Polícia Militar.