Jornal Correio Braziliense

Cidades

Termina hoje campanha de captação de médula óssea no TJDFT

A Campanha de Captação de Médula Óssea promovida pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) termina às 17h desta sexta-feira (19/11). De acordo com a assessoria de imprensa do órgão, 231 pessoas já participaram da coleta de sangue, que teve início na terça-feira (16/11). A coleta está sendo feita pela Fundação Hemocentro de Brasília.

Qualquer pessoa entre 18 e 55 pode participar comparecendo com documento de identificação que contenha RG, CPF e foto. Além disso, é preciso gozar de boa saúde, não ter sofrido de nenhum doença infecciosa ou incapacitante. Segundo o TJDFT, primeiro é feito um exame de sangue e também é preciso que a pessoa se cadastre no Registro Brasileiro de Doadores de Médula ;ssea (Redome).

Após o cadastro, o doador passa para um segunda fase, quando serão cruzadas as inforamções do doador com os pacientes que estão na fila de espera. Em caso de compatibilidade, a pessoa é chamada para realizar exames completamentares antes da doação.

Transplante
O transplante de medula óssea é um procedimento médico que envolve o transplante de células tronco provenientes da medula óssea do doador. Esse procedimento é indicado principalmente em doenças da medula óssea e certos tipos de câncer hematológicos. O procedimento é realizado sob anestesia peridural ou geral, e requer internação por um mínimo de 24 horas.