Depois de meses mergulhados no processo de criação teatral, cerca de 100 estudantes de escolas públicas do Distrito Federal vão brilhar no palco do Teatro Dulcina. Jovens de Planaltina, Cruzeiro, Taguatinga e Sobradinho deram forma nova a textos de grandes autores, com Nelson Rodrigues, Ariano Suassuana e Maria Clara Machado. O resultado desse trabalho pode ser visto durante a 10; edição do Festival de Teatro na Escola, que começa hoje. Até sábado, o público terá a oportunidade de assistir a seis espetáculos, entre adaptações e criações coletivas, sem pagar nada por isso.
Ao longo do ano, os jovens ensaiaram intensamente para estrelar em um dos teatros mais tradicionais da cidade. A estudante Jéssica Mello Oliveira, 19 anos, acredita que o esforço valerá a pena. ;A satisfação será completa quando tudo acabar e ouvirmos os aplausos da plateia;, resume. ;Quando comecei a fazer teatro, decidi o que quero para minha vida. A gente se prende ao teatro pela liberdade que ele proporciona;, completa a adolescente, que há dois anos atua nos palcos.
Além de interpretar, os estudantes puderam participar de todas as etapas de processo e criação da peça, entre essas a iluminação e a sonoplastia. ;O festival dá a oportunidade para o jovem desenvolver habilidades. Por ser um trabalho sério e tão vertical, dentro da linguagem do teatro, oferece estruturação para uma possível carreira. Muitos saem daqui querendo seguir a profissão;, informa a coordenadora do projeto, Ivone Oliveira.
Formadores
Os grupos contam com o acompanhamento de professores e artistas da cidade. ;A recompensa de meses de trabalho é saber que estamos moldando uma plateia artística e formadores de opinião dentro das artes cênicas;, afirma a professora Vanessa Di Farias, do Centro de Ensino Médio 01 de Sobradinho. A docente Isabel Cavalcante, que coordena os alunos de Planaltina, conta que reunir todo mundo para os ensaios foi uma tarefa difícil. ;São muitas cabeças, cada um pensa de uma maneira. Mas o resultado final é gratificante. Esses meninos já fazem parte da minha vida.;
Mais do que uma nova experiência, o teatro representa uma mudança de percepção para muitos desses jovens. Descrito pelos colegas como tímido e discreto, Victor Odecam, 17 anos, tem superado o nervosismo e a ansiedade quando está no palco. ;Eu não me via como uma pessoa retraída. O trabalho artístico tem me ajudado a mudar certos sentimentos;, reconhece o estudante do 2; ano do ensino médio, morador de Sobradinho II.
Essa mudança se reflete em sala de aula. ;Os professores de outras disciplinas comentam que os meninos passaram a ser mais responsáveis;, conta Vanessa. A 10; edição do Festival de Teatro na Escola é uma iniciativa da Fundação Athos Bulcão e tem o apoio do Centro Cultural Banco do Brasil, da Faculdade de Artes Dulcina de Moraes e do Sindicato dos Professores no Distrito Federal (Sinpro-DF).
Programe-se
A 10; edição do Festival de Teatro na Escola começa hoje e vai até sábado, no Teatro Dulcina.
A entrada é gratuita e a classificação, livre.
Hoje
19h ; Espetáculo convidado: Saída de emergência, com o Celeiro das Antas
Amanhã
19h ; Aqueles foram os dias..., Grupo Quarto217
(CEM ; Taguatinga Norte)
21h ; O verbo é o lixo, Grupo Cutucart
(CED 01 ; Cruzeiro)
Sexta-feira
19h ; Viúva, porém honesta, Grupo ArteAthos
(CED 02 ; Cruzeiro)
21h ; Veríssimos Bar, Grupo Sois (CED Taquara ; Planaltina)
Sábado
19h ; O rapto de Little July, Grupo U.T.I
(CEM 01 ; Sobradinho)
21h ; Auto da Compadecida, Cia Língua de Trapo
(CEF 04 ; Planaltina)
Local: Teatro Dulcina ; Setor de Diversões Sul (SDS), Bloco C, 30/64 ; Edifício FBT