Jornal Correio Braziliense

Cidades

Alunos universitários fazem campanha de prevenção do diabetes

Desde a manhã deste sábado (13/11), quem passa pela área externa do Pátio Brasil Shopping pode aproveitar para medir a taxa de glicose do sangue. Como o domingo será o Dia Mundial do Diabetes, os testes estão sendo realizados durante o fim de semana por quinze alunos da Universidade Católica de Brasília (UCB), que compõem a Liga de Distúrbios Endócrinos e Metabólicos (Lidem).

Além dos testes, a campanha exibe ainda um vídeo sobre a doença, explicando as causas e os riscos com uma linguagem simples e acessível, e oferece lanche sem açúçar aos participantes, como frutas, gelatinas e biscoitos. ;O diabetes é uma doença silenciosa, muita gente tem e não sabe. No dia do diagnóstico, 40% das pessoas já apresentam alguma complicação;, explica a aluna do sétimo semestre de medicina Danielle Ribeiro, 24 anos. Entre os problemas acarretados pela doença estão disfunções renais, má cicatrização, perda da visão e dificuldades cardiovasculares.

;Quase 10% da população adulta do DF tem diabetes, e metade não tem ideia de que tem a doença;, alerta o professor e coordenador da Lidem, doutor João Lindolfo Borges, endocrinologista. ;A ideia da campanha é orientar a população sobre o que é o diabetes, que é uma doença que pode ser previnida, e fazer o diagnóstico para quem não sabe que tem;. Segundo ele, idosos têm mais chances de apresentar diabetes.

O diabetes acontece em decorrência da alta taxa de açúcar no sangue e pode ser ocasionado por um estilo de vida inadequado, em que existe a má alimentação e a ausência de exercícios físicos. O fator genético também pode contribuir para a apresentação da doença. ;Tenho uma colega de trabalho que é diabética e comentou sobre o Dia Mundial. Então, aproveitei que vinha ao shopping para fazer o teste;, contou o auditor financeiro Cleison Nogueira, de 44 anos. Não foi detectada uma taxa elevada em seu sangue, resultado que Nogueira atribui às corridas que faz na rua. A comerciante Kátia Hellas, 45 anos, também aproveitou a oportunidade para colocar os exames em dia. Como tem casos de diabetes na família, ela procura sempre verificar se está tudo bem. ;A minha está sempre normal;, comemora.

Fundada em julho deste ano, a Lidem ; composta por alunos do quarto ao oitavo semestres, além de professores que auxiliam na condução dos projetos ; se reúne quinzenalmente para discutir temas relacionados à endocrinologia, fazer pesquisas científicas e organizar eventos junto à comunidade. O primeiro deles aconteceu no mês passado, no hospital da UCB, também com testes de glicemia. A campanha no Pátio Brasil acontece hoje, das 14h às 20h, e é gratuita. Quem quiser continuar o acompanhamento pode agendar uma consulta no Hospital da Universidade Católica de Brasília, para as terças, quintas ou sextas-feiras. Mediante uma entrevista, é cobrado um valor simbólico proporcional à renda familiar.