Jornal Correio Braziliense

Cidades

Funcionários da Novacap se reúnem em assembleia nesta sexta

Cerca de 1,8 mil funcionários da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) se reuniram, nesta manhã de sexta-feira (12/11), em uma assembleia permanente. Atualmente, a Novacap conta com 2,2 mil funcionários, que estão em greve desde o último dia 3. Nesta sexta, eles participam, às 14h, de uma nova rodada de negociações com coordenador de assuntos sindicais do Governo do Distrito Federal, Ilair Antônio Tumelero.

O objetivo é confrontar as contas do sindicato. De acordo com o vice-presidente do Sindicato dos Servidores e Empregados de Administração Funcional, das Autarquias, Empresas Públicas e Sociedade de Economia do Distrito Federal (Sindser-DF), Evandro Machado, o fato de as contas estarem corretas não garante que o governo irá aceitar a proposta da categoria, mas pode abrir um caminho mais sensível ao reajuste salarial de 17,82%.

Evandro negou que o reajuste tenha um impacto de 70% imediatamente sobre a folha de pagamento da Novacap, como foi informado pelo coordenador Ilair Tumelero. Segundo ele, o impacto só poderá acontecer em um ano ou um ano e meio. Para o vice-presidente, o salário da categoria está muito defasado.

O vice-presidente do Sindser disse, também, que o governador do DF, Rogério Rosso, estaria esperando para fazer uma consulta com o Agnelo Queiroz (PT), governador eleito, antes de tomar qualquer decisão. No entanto, a assessoria de imprensa do Rosso, negou e afirmou que não há nada previsto nesse sentido.

Paralisação
Os funcionários suspenderam no último dia 3 todos os serviços por tempo indeterminado. Estão paralisados os trabalhos de recuperação do asfalto, corte de árvores, limpeza de bocas de lobo, manutenção de áreas verdes e fiscalização de obras. Segundo Evandro Machado, até a obra do Mané Garrincha pode ficar paralisada.

Eles exigem reajuste de 17% dos salários, mas o governo já descartou essa proposta e ofereceu uma contra proposta de reajuste pelo INPC ; 5,39% ; e um repasse que varia entre R$ 200 e R$ 600.